Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Bispo Dom José Carlos participa da reunião do Conselho Permanente da CNBB

23/10/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou na manhã da quarta-feira, 20, a sua reunião ordinária deste mês de outubro. Participam a Presidência da CNBB, os bispos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, representantes dos Conselhos Episcopais Regionais e de pastorais e organismos. O encontro é realizado virtualmente, por meio da plataforma Zoom.

Núncio apostólico

No início da reunião, o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, anunciou que, a partir do final do mês, deseja começar a visitar as arquidioceses para entregar o palio aos novos arcebispos, “se a redução da pandemia for confirmada”. Para isso, ele já começou a estabelecer os primeiros contatos nas arquidioceses.

“Depois de quase dois anos, tanto na Índia, como no Brasil, não foi possível encontra-me presencialmente com tantos queridos irmãos. E, por isso, será para mim um momento de alegria a retomada de um serviço habitual tão querido para mim”, disse dom Diquattro. O núncio também quis oferecer aos participantes do Conselho Permanente alguns pontos da breve reflexão do Papa Francisco no início da “exigente jornada sinodal”.

Dom Giambattista recordou: “ser guiados pelo Espírito Santo de Jesus Cristo; viver a graça de Caminhar juntos; ouvir uns aos outros; discernir a presença do logos no presente tempo; em solidariedade ao mundo contemporâneo”. Nesse sentido, quis parafrasear o Papa Francisco: “Se não há o Espírito Santo, não há Conselho Permanente.

A oração que juntos elevamos a Jesus Cristo Nosso Senhor no início desse compromisso nos lembra que o Espírito de oração deve permear esses dois dias”. Nesses dois dias o núncio ouvirá “com alegria” as partilhas e preocupações dos bispos do Brasil. Ele agradece “porque serão dois dias de enriquecimento interior e exercício espiritual para o ministério que me foi confiado”.

Pauta

Uma extensa pauta foi aprovada no início da reunião, com 27 temas para debates, aprofundamentos e deliberações por parte dos membros do conselho. São alguns dos temas que serão abordados pelos bispos nesses dois dias – alguns já iniciados nesta manhã: 59ª Assembleia Geral da CNBB, análises de conjuntura, Congresso Eucarístico Nacional, Eleições de 2022, encontros da Presidência com as macrorregiões, informes, Jornadas da Juventude e dos Pobres, Mês Missionário, ministério de catequistas, Sínodo 2023 e questões de Liturgia.

 Alesp

O primeiro tema abordado foi o ataque sofrido pela CNBB, pelo arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, e pelo Papa Francisco no pronunciamento de um deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no dia 14 de outubro. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNNB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, recordou o fato destacando a solidariedade recebida pela entidade, por dom Orlando e pelo Papa.

Dom Walmor informou ainda que serão consultados técnicos na área jurídica para verificar as próximas ações que serão realizadas de modo a ajudar o Brasil “a se reorientar na perspectiva do respeito e do compromisso cidadão”. Dom Walmor também agradeceu ao bispo de Mogi das Cruzes (SP) e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini, que entregou a carta na casa legislativa.

Dom Stringhini disse que ele e o assessor político da CNBB, padre Paulo Renato, foram bem recebidos na Alesp e apontou duas observações sobre a fala do deputado Frederico D’Avila após a entrega da carta ao presidente do parlamento paulista: o primeiro ponto é o pedido sincero de desculpas por conta do excesso; e o segundo é arrependimento somente em relação à forma de expressão, mas não do conteúdo da fala.

“Na própria retratação, disse que admira a Igreja Católica, não obstante ter dito que o Papa tenha sido permissivo em relação a bispos que utilizam do púlpito para pregação ideológica, como se tivesse alguma coisa ideológica na pregação de dom Orlando”, ponderou dom Pedro Stringhini, que também informou que o Conselho de Ética da Alesp está em atuação para apuração e devida punição no caso.

Por: CNBB
Foto: Pe. Gabriel




Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis