Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DA IGREJA


Retorno das celebrações especiais da Semana Santa emociona os fieis

16/04/2022

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Depois de dois anos de distanciamento social e de protocolos sanitários de prevenção à covid-19, enfim os fieis católicos tiveram a oportunidade de retomar sua tradição de Semana Santa. 

Em 2020 e 2021 as celebrações ligadas à Sexta-feira da Paixão foram virtuais, quando os sacerdotes e as equipes litúrgicas se esforçaram para levar até as pessoas, através da internet, do rádio e da tv, um pouco da espiritualidade própria deste tempo.

Mas agora, com grande parte da população vacinada e a redução significativa dos  casos de internação e mortes por covid, o que se vê em Pará de Minas é uma retomada fervorosa do encontro. 

Ontem, o sol ainda não havia despontado e as pessoas já começavam o dia santo com suas caminhadas penitenciais nas principais grutas da região, rezando a Via Sacra e fazendo suas preces. 

O local mais procurando foi o Cristo Redentor. Milhares de pessoas subiram a serra para fazer suas orações e penitências, além de aproveitar o agradável ambiente de convivência e a vista panorâmica da cidade. 

Muitos aproveitaram a nova estrutura das escadarias e os totens com as estações da Via Sacra para rezar, mas também houve quem optasse pelo asfalto, completando parte do percurso a pé, já que o trânsito ficou interditado para veículos, a fim de garantir a segurança dos caminhantes.

Nós conversamos com algumas pessoas que falaram da experiência de retornar ao Cristo depois de dois anos, e também sobre suas preces neste dia santo:

Para Dona Neuza Henriques Nogueira a emoção de ver o espaço do Cristo Redentor revitalizado e lotado de visitantes foi ainda maior. É que há mais de 60 anos o pai dela, Seu Francisco Nogueira de Abreu, foi um dos colaboradores na construção do monumento:

Vários grupos de ciclistas e corredores também aproveitaram o feriado para visitar os locais de oração, unindo atividade física e fé. Alguns percorreram quase 50 km entre as grutas e o alto da Serra do Cristo.

Já a participação dos fieis na Ação Litúrgica das 15h também chamou atenção. Todas as paróquias registraram bom público e em algumas, como a Matriz de São Francisco e o Santuário Nossa Senhora da Piedade, as equipes de acolhida tiveram até que disponibilizar cadeiras plásticas nos corredores para garantir o conforto do público.

A programação da Sexta Feira só não foi completa porque, atendendo às determinações da Diocese de Divinópolis, as paróquias não realizaram as tradicionais encenações da Paixão de Cristo. Mas ainda assim a comunidade compareceu às igrejas que promoveram o Sermão do Descendimento da Cruz, ou Das 7 Palavras e a procissão do enterro. 

Sobre as celebrações, nós conversamos com o Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, pároco na Paróquia de São Francisco, e Vigário da Forania Nossa Senhora da Piedade: 

Ele também avaliou a retomada da Semana Santa presencial, destacando a importância do encontro da comunidade:

Quem também passou a Sexta-feira Santa em Pará de Minas foi o Frei Francisco Duarte, que presidiu a Ação Litúrgica na Matriz de São Francisco e destacou a importância desta reflexão:

E agora, nesta reta final da Semana Santa, todos os olhares se voltam para o momento de júbilo e alegria, que é a Páscoa da Ressurreição. À véspera do ápice da fé católica, Padre Hedvan deixa uma mensagem para os ouvintes. 

Importante lembrar que, mesmo com a flexibilização, que garantiu a realização das celebrações presenciais, várias paróquias mantiveram as transmissões on-line. 
Através delas, pessoas idosas, enfermas, ou mesmo aquelas que ainda não se sentem seguras para participar de aglomerações, têm acompanhado à distância, os momentos de fé da comunidade. 

Fotos: Eduardo Franco/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim


RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis