Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Crise no atendimento das agências do INSS gera filas gigantescas

29/01/2020
id="thumb58026" title="Crise no atendimento das agências do INSS gera filas gigantescas" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/cfa8e-dsc07126.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb58026' } )"> Highslide JS

A crise no atendimento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua gerando filas e atrasos na concessão de benefícios e aposentadorias em todo país.

Mais de um milhão e trezentos mil pedidos encaminhados ao Instituto estão sem análise há mais de 45 dias, que seria o prazo legal para uma resposta ao requerente.

Em Pará de Minas o maior problema está na espera para atendimento dentro da agência. Com apenas dois atendentes o tempo na fila se estende e muita gente acaba voltando pra casa sem uma resolução.

A nossa reportagem esteve na agência da rua Benedito Valadares, onde registrou o depoimento de vários cidadãos que reclamaram da demora e do número reduzido de atendentes.

Em alguns casos a espera chegou a duas horas.

O especialista previdenciário, Juvenal Heráclito Barbosa, o popular Borazinho, responsabiliza o Governo Federal pelas perdas no INSS, sobretudo em relação à redução drástica no número de servidores. 

O Governo Federal chegou a sinalizar que autorizaria a contratação de militares da reserva para reforçarem o atendimento nas agências em todo Brasil. Acontece que a medida tem gerado polêmica, tanto em relação ao preparo dos militares para atuarem no instituto, quanto na constitucionalidade dessa decisão presidencial.

O próprio Tribunal de Contas da União (TCU) alertou que a contratação exclusiva de militares para o INSS é considerada inconstitucional e que, caso o governo leve a ideia adiante, deverá promover uma seleção de funcionários que mescle militares e civis. Enquanto isso, no Congresso Nacional tramita um projeto de lei que pode determinar o pagamento de danos morais para cidadãos que sofrerem prejuízos com a demora do INSS.

A indenização se aplicaria também a outras situações em que se configurasse falha na prestação do serviço por parte do instituto como o cancelamento indevido de pagamentos e demora na realização da perícia médica.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis