Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Risco de surto da dengue novamente: a cidade voltou a enfrentar estado de alerta com a multiplicação das notificações

30/01/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Pará de Minas entrou em estado de alerta com a dengue. No primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, o município atingiu um resultado assustador de 6,2% de infestação, entrando na faixa de risco de surto. Para se ter ideia da seriedade da situação, segundo o Ministério da Saúde os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias, entre 1% e 3,9%, situação de alerta, e superiores a 4% significam risco de surto.

O cenário alarmante se assemelha ao de cidades vizinhas como Itaúna, onde o LIRAa foi de 5,7%, e Nova Serrana que registrou 7,7%.  Em Pará de Minas, o levantamento foi realizado na última semana, entre segunda e quarta-feira. A previsão era que os agentes de endemias visitassem 1.800 imóveis, mas devido as chuvas não foi possível alcançar a meta. Novamente a maior quantidade de focos foi encontrada nas residências.

Os bairros que mais apresentaram índice de infestação foram São Pedro, Recanto da Lagoa, Santa Edwiges, Residencial Capanema e Walter Martins. E não apenas o resultado do LIRAa foi preocupante. O número de casos prováveis de dengue em Pará de Minas também é alto. Somente neste ano, o município registrou 55 notificações, que englobam casos confirmados e suspeitos.  No ano passado, durante todo o mês de janeiro, foram 50 registros.

Diante das estatísticas, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de combate ao mosquito vetor. Uma delas é a continuidade do mutirão de limpeza nos bairros. Para amanhã e sábado, a força-tarefa será realizada no Residencial Capanema e bairro São Paulo. O gerente de Endemias, Adailton Antônio Moreira, traz mais informações.

Adailton Moreira também comunicou que a Prefeitura está atenta à sujeira dos lotes vagos. Pessoas flagradas jogando entulhos ou mantendo esses locais sujos poderão receber multas altas. 

A população pode ajudar no trabalho de fiscalização, denunciando pessoas que cometem essas infrações pelo telefone 3231 7878. E ainda sobre a dengue, agora falando em nível estadual, Minas Gerais tem registrado grande quantidade de casos em janeiro. 

Segundo Boletim Epidemiológico, já são mais de 4.600 casos, uma média de 166 registros de dengue por dia. Até o momento, quatro óbitos suspeitos são investigados em Minas. No ano passado, 173 pessoas perderam a vida após contrair dengue. Outras 98 mortes permanecem em análise.




Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis