Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Estoque de sangue despenca na Fundação Hemominas

10/05/2021
id="thumb64626" title="Estoque de sangue despenca na Fundação Hemominas " target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/a3aa4-hemominas.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb64626' } )"> Highslide JS

A Fundação Hemominas está convocando doadores para reforçar o estoque de sangue em Minas Gerais. Desde o início da pandemia, a doação reduziu 30% e a possibilidade de falta das bolsas de sangue pode comprometer o atendimento nas unidades de saúde, pois a demanda continua elevada.

Dos oito tipos de sangue coletados, três estão com níveis considerados críticos: O+, O- e A+. Outros dois estão com o estoque em alerta: A- e B-. Os demais, por enquanto, estão com níveis satisfatórios.

Desde o ano passado que a Hemominas precisou adaptar suas unidades de coleta para receber os doadores e garantir toda a segurança possível durante o processo de captação do sangue, evitando o risco para os voluntários.

Uma das medidas foi diminuir a circulação de pessoas nos hemocentros, o que naturalmente reduziu a quantidade de sangue coletado no Estado. Porém, a queda foi mais impactante após a explosão dos casos de coronavírus em Minas, já que os infectados só podem doar 30 dias após a recuperação e quem teve contato com eles deve esperar 14 dias.

A redução do número de doações tem impressionado até doadores como Claurice Teixeira, o popular Tico, morador da Vila Raquel. Ele não deixou de fazer sua parte, mas admitiu ter ficado muito triste na unidade de coleta em Divinópolis. Segundo ele, o espaço estava vazio na última vez que foi fazer doações, bem diferente dos anos anteriores.

Claurice pede mais amor ao próximo e garante que todo o processo é bastante seguro:

Em Pará de Minas, o Hospital Nossa Senhora da Conceição possui um setor de captação de doadores que oferece transporte para o Hemocentro de Divinópolis e alimentação aos que têm interesse em fazer a boa ação. 
O serviço pode ser contatado pelo telefone 3233 5461. O cidadão também pode agendar a doação diretamente na Hemominas, através do site hemominas.mg.gov.br.

Foto: Reprodução/Divulgação



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis