Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Discriminação da sociedade afasta mulheres da vida política

07/01/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

2020 é o ano eleitoral em que os municípios brasileiros vão eleger prefeitos e vereadores. O primeiro turno das eleições gerais vai acontecer em 4 de outubro e embora pareça longe, a data já está movimentando bastante os partidos.

Pelo calendário eleitoral eles têm muitas obrigações a cumprir, sendo uma das principais o registro dos candidatos. Encontrar interessados em disputar o pleito não é tão fácil como se imagina, principalmente no que diz respeito às mulheres.

A legislação exige que 30% das candidaturas sejam femininas e esse é um dos maiores desafios dos partidos, já que são poucas as mulheres com disposição para lidar diretamente com a política. A alegação da maioria delas é sobre a falta de vocação.

A dificuldade de conciliar a vida pessoal com a política também pesa, mas a discriminação contra a mulher na política é o principal problema, segundo aponta a advogada Odete dos Santos que foi a primeira vereadora da história de Pará de Minas.

Ela assumiu o cargo na década de 1980 pelo PMDB e fez um bom trabalho na Câmara, mesmo assim não conseguiu a reeleição. Odete analisa a derrota nas urnas com a discriminação que as mulheres sofrem na sociedade, principalmente na sua época de militância política:

Odete Santos lamenta que a discriminação contra o sexo feminino continue tão presente na sociedade, já que as mulheres são atuantes em tudo que fazem:

E ela terminou a entrevista cobrando ações do poder público:

A Secretaria de Obras responde à advogada informando que o período das águas inviabiliza a limpeza de jardins e ruas na cidade. E em relação às outras obras reivindicadas por ela, foi informado que a Prefeitura tem um planejamento a cumprir na cidade, dependendo de recursos públicos.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis