Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Calamidade pública no final da Rua Doutor Higino: infestação de gatos assusta moradores e estudantes

13/01/2020

A infestação de gatos no final da Rua Doutor Higino, próximo ao Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, fugiu do controle das autoridades sanitárias. A reportagem do JM esteve no local e ficou impressionada com a quantidade de felinos que adotaram aquela região. 

Em espaço de poucos metros, foram encontrados mais de 30 animais sendo que algumas fêmeas aparentemente estavam prenhas. Segundo relatos de pessoas que trabalham naquela região os gatos são alimentados por alguns moradores, por isso sempre rondam a área sabendo que em algum momento o alimento vai chegar. 

No ano passado, o JM chegou a fazer uma matéria sobre o caso, mas a situação tomou uma novas proporções e tem preocupado principalmente os pais dos alunos do Colégio Berlaar e da Escola de Artes.

A boa notícia é que a Vigilância em Saúde acaba de anunciar que vai agir nos próximos dias, recolhendo os gatos. Quem confirma isso é o diretor do departamento, Vander da Silva Rodrigues. 

A preocupação da Vigilância em Saúde se deve à possibilidade de transmissão de doenças, com destaque para a esporotricose, enfermidade causada por um fungo que pode levar o gato à morte e ser transmitida para o ser humano.

Segundo o biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Adelmo Lemos, em Pará de Minas já houve suspeita da doença em animais que vivem no bairro Dom Bosco, mas os exames não diagnosticaram a enfermidade. 
Ao JM, Adelmo deu mais informações sobre esse mal, inclusive deixando um alerta aos proprietários de gatos.

O biólogo também lamentou o comportamento de quem alimenta os gatos nas ruas, motivo da infestação na Doutor Higino.

Quem tiver mais dúvidas sobre a esporotricose pode procurar o CCZ no bairro João Paulo II, a poucos metros do Parque de Exposições. Informações também pelo telefone 3231 7817.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis