Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Órgãos de segurança definem estratégias de emergência em Pará de Minas na prevenção contra os temporais previstos

24/01/2020

As chuvas de grande proporção que estão tomando conta de várias regiões de Minas Gerais podem aumentar nas próximas horas e essa previsão está deixando milhões de pessoas apreensivas. A Defesa Civil de Minas já firmou um plano de ação integrado para agir nos municípios. A perspectiva é de muita água nessas próximas 72 horas.

O risco maior recai sobre Belo Horizonte, onde alguns institutos de meteorologia estão prevendo até 250 mm de chuva. A explicação para o fenômeno está no sistema de precipitação que vem atuando sobre a posição centro-sul do estado. Esse sistema se chama “Zona de Convergência do Atlântico Sul” e é conhecido por causar episódios significativos de chuva.

Mas apesar da previsão de um acumulado significativo para esses dias, a Defesa Civil pontua que as pessoas não devem se alarmar. O correto é em caso de chuva fortes todos evitarem transitar em áreas de risco e ficar em locais seguros. Já o Instituto Mineiro das Águas (IGAM) complementa as informações, dizendo que essa chuva não vai surgir do nada porque, na verdade, ela vem acumulando.

Exatamente por isso é que num episódio prolongado, poderão ocorrer tempestades mais severas. A previsão é que as maiores precipitações de chuva sejam registradas durante a madrugada nesses próximos três dias. O Governo de Minas já adotou uma série de medidas preventivas em conjunto com os órgãos de defesa civil.

Nas cidades do interior do estado, incluídas na lista onde os temporais podem cair, planos de ação também foram montados. É o caso de Pará de Minas. Por aqui, em parceria com órgãos de segurança e saúde pública a prefeitura montou um plano de contingência preventivo a fim de evitar ou amenizar potenciais riscos à população.

Na tarde de ontem, uma reunião na sede do Executivo definiu o planejamento que já começou a ser colocado em prática mobilizando as equipes de saúde, segurança, obras e trânsito. Com o mapa territorial de Pará de Minas na mesa, o prefeito Elias Diniz elencou os pontos classificados de risco que demandam de mais atenção das autoridades. Ele pediu monitoramento total nessas áreas podendo, inclusive, bloquear o trânsito em algumas ruas caso seja necessário. 

Outro ponto reforçado pelo prefeito durante a reunião foi a limpeza dos locais de risco. Elias destacou a necessidade de manter as áreas limpas para que a água não encontre obstáculos no seu curso natural e evite a chance de inundações.  Para isso, a prefeitura realizou a limpeza de bueiros ontem e espera contar com a colaboração da população. A recomendação é que as pessoas não coloquem lixos na porta de casa nesta sexta-feira.

Os animais também entraram na pauta da reunião. Como se sabe, Pará de Minas registra grande quantidade de cães e gatos que vivem nas ruas. Para evitar que eles sejam afetados, a prefeitura orientou o recolhimento dos animais e se possível que sejam levados até o CCZ.

Caso a situação saia do controle e passe para um estado mais crítico, a prefeitura reservou três espaços para abrigar possíveis vítimas do temporal. A intenção é proteger as famílias, especialmente aquelas que residem em áreas ribeirinhas.

Desde ontem, inclusive durante a madrugada, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura está em alerta com as ocorrências das chuvas. Para hoje, o secretário interino, Flávio Varela, confirma que todo o efetivo será colocado á disposição, incluindo máquinas e caminhões. 

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também colocarão seus efetivos em alerta para caso de emergências. A PM monitora seu posto de atendimento na avenida Presidente Vargas, localizado bem no centro da área de risco. O Tenente Bernardo Wenceslau conversou conosco.

Desde as primeiras horas de hoje, os pontos de risco estão sendo monitorados pelos órgãos de segurança. O Corpo de Bombeiros está presente na AABB e na região do parque industrial da Plena Alimentos.

Na rotatória em frente à Praça de Esportes se faz presente o grupo de socorristas Anjos do Asfalto. Na Ponte Grande e no Stop Shop está a Polícia Militar e no Cine Café, a Defesa Civil faz o monitoramento.

A operação vai até domingo. Durante esses dias, o gerenciamento de risco será feito na Sala de Licitações, no terceiro andar do prédio da Prefeitura, na praça Afonso Pena. Para melhor comunicação entre os envolvidos no plano de ação foi criado um grupo no WhatsApp com participação também de representantes da imprensa local. 

Foto: germano Santos/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis