Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Choveu 123 mm em Pará de Minas nas últimas 24 horas

24/01/2020

Boletim divulgado hoje pela manhã pelo Corpo de Bombeiros apresentou a medição da quantidade de chuva que caiu em Pará de Minas nas últimas 24 horas. Segundo o relatório, das 8h da manhã de ontem até às 7h18 de hoje choveu 123 mm na cidade. É muita água e a situação não deve mudar nas próximas horas, por isso a corporação alerta as pessoas para se prevenir.

Há expectativa de fortes pancadas, como aconteceu na manhã de ontem mostrando a vulnerabilidade da cidade no período das águas. O cenário da manhã de quinta-feira foi o mesmo da última segunda-feira, com ruas inundadas, lama por todo lado, barro invadindo casas e estabelecimentos comerciais. A avenida Presidente Vargas registrou muitos prejuízos para os comerciantes e os contribuintes.

As águas levaram boa parte da grama plantada nos canteiros centrais. Algumas mudas de árvores também foram arrancadas. O comércio que fica no sentido bairro/centro foi o mais prejudicado. A cada veículo que trafegava na avenida, uma grande proporção de lama e lixo era jogada no interior das lojas.

A rotatória em frente à Escola Fernando Otávio registrou mais um acidente durante o temporal. Foi o segundo em quatro dias. Um veículo caiu na estrutura de concreto inacabada que, cheia de água, tirou a visibilidade do motorista. Já o comércio da Benedito Valadares, principalmente no quarteirão das ruas Coronel João Alves e Cruzeiro, ficou inundado.

A desolação dos lojistas foi grande. A praça Torquato de Almeida também reviveu seus problemas crônicos, principalmente na parte de baixo, onde fica o camelódromo. A água subiu rapidamente e invadia a área de comércio quando os veículos passavam, principalmente ônibus. No final da tarde de ontem, a Defesa Civil, através do vice-coordenador Arthur Antônio Barbosa Rezende, divulgou um balanço dos acionamentos ao longo do dia, revelando situações críticas em outras regiões da cidade.

Felizmente, não houve nenhum registro de risco de deslizamento de terra ou desabamento de algum imóvel. No entanto, Arthur Rezende pede para que a população fique em alerta a essas situações. 

O vice-coordenador da Defesa Civil confirmou que o órgão estará atuando ao longo de toda a sexta-feira atendendo, na medida do possível, todos os acionamentos da população. O telefone para contato é o 3233-5614 ou 9.9663-7021.

E embora a enxurrada e a enchente na Praça Torquato de Almeida sigam entre os principais assuntos da cidade, para quem convive com o problema há muitos anos essa é só mais uma situação cotidiana e não assusta mais. 

Foi o que disse o taxista Francisco de Assis Medina, que trabalha no ponto próximo ao prédio da Estação do Pará. Ele se mostrou satisfeito com o volume de chuvas e negou qualquer transtorno na praça.

O comerciante Pedro Luiz Chaves, que trabalha no camelódromo, tem a mesma percepção do taxista e diz que a vantagem da chuva é a limpeza na praça da região central. 

Ainda assim, o local é considerado uma das áreas de risco. Por isso, a Defesa Civil estará monitorando aquela região para evitar riscos aos pedestres, comerciantes e motoristas que passam pela praça. 

Foto: Amilton, Germano, Claudio e Gilmar/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis