Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Disparada dos hortifrútis assusta os consumidores e a salada fica comprometida outra vez

04/02/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A semana começou com mais desafios para os donos dos sacolões que tiveram muita dificuldade para fazer compras na Ceasa. Conforme o JM informou, dias atrás, as chuvas que atingiram Minas Gerais devastaram as lavouras e danificaram as estradas.

Os prejuízos foram enormes e provocaram uma disparada nos preços para estabelecimentos comerciais e dos consumidores finais. O cenário se mantém em função da continuidade das águas, sem previsão de normalidade.

Como sempre acontece nessas ocasiões, o tomate foi o que mais encareceu comprometendo a salada do almoço. O reajuste de 35% elevou o quilo para mais de R$8,00. Já a batata, o chuchu e o pepino tiveram alta entre 12% e 27%. Mas outros produtos também encareceram, caso da couve-flor, da vagem rasteira e da abobrinha italiana.

Os hortifrutis são culturas muito sensíveis a qualquer excesso ou falta de água. Com essa grande quantidade de chuva, há uma redução da produtividade e da qualidade. 
A chuva impacta a produção, atrasa e dificulta os plantios. Muitos produtores perderam lavouras inteiras por causa da enchente.

Especialistas acreditam que o desabastecimento ainda será sentido daqui a um mês. A Ceasa está recebendo menos produtos do que nas semanas anteriores e há expectativa também que alimentos como carne e leite fiquem mais caros, por causa da falta de insumo para a alimentação das vacas.

É que o barro nos pastos também prejudica a produção leiteira. A situação de muitos pecuaristas é tão difícil que tanto a Caixa Federal como o Banco de Desenvolvimento de Minas gerais (BDMG) e o Banco do Brasil estão oferecendo condições especiais para as empresas afetadas.




Veja também



Início  165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis