Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Fogos de artifício poderão ser proibidos em Pará de Minas: medida visa principalmente a proteção dos animais

06/02/2020

Representantes de entidades protetoras dos animais, assim como vereadores e funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) se reuniram no plenarinho da Câmara Municipal para debater a situação dos gatos que vivem nas ruas de Pará de Minas. O assunto ganhou repercussão na cidade após o Jornal da Manhã publicar matérias sobre a colônia de gatos existente na rua Doutor Higino, próximo à Escola de Artes e Ofícios Sica.

De lá pra cá, o aumento populacional dos felinos ficou ainda mais evidente, não apenas naquela rua, mas também em outros bairros. As ong’s estão preocupadas com a situação dos gatos que, na maioria das vezes, são alimentados por populares, mas raramente são levados a um veterinário para saber as condições de saúde.

Existe ainda o receio que os bichanos sejam envenenados por pessoas que se sentem incomodadas com a presença deles. O caso é tratado como problema de saúde pública, pois o aumento populacional de forma descontrolada pode afetar a saúde dos animais e da comunidade, no que diz respeito à transmissão de doenças zoonoses.

Durante o encontro, foi questionada a destinação dos R$ 100 mil encaminhados pelo deputado fderal Fred Costa, para ajudar no controle populacional de cães e gatos. A resposta do CCZ foi que um projeto será apresentado na Câmara para a devida aprovação. Foi anunciado também que a Prefeitura está contratando um veterinário temporariamente para o Centro de Zoonoses para a continuidade das castrações.

Pelo TAC firmado, o órgão precisa castrar semanalmente 20 cães e 5 gatos. Segundo o vereador Daniel Melo, conhecido pela luta em prol dos animais, a quantidade de gatos nas ruas de Pará de Minas assusta realmente, por isso a questão deve ser tratada com urgência pelo município.

Como forma de tentar o controle do aumento populacional foi proposta uma alternativa ao CCZ.

O assunto, segundo Daniel Melo, ainda será melhor discutido pelas partes. Outra pauta da reunião foi a proibição da soltura de fogos de artifícios sonoros em Pará de Minas. Representantes das entidades protetoras dos animais defendem a elaboração de um projeto de lei nesse sentido.

A lei já existe em algumas cidades mas, de acordo com o vereador Rodrigo Varela, o assunto é muito complexo e gera, inclusive, debates na mais alta instância da Justiça brasileira. Varela entende o ponto de vista dos voluntários, mas defende um diálogo mais amplo com a população.

Recentemente, Rodrigo Varela fez um levantamento em uma mídia social para apurar a opinião popular sobre o assunto e o resultado foi favorável ao fim da soltura dos fogos. 

Após as discussões sobre os dois temas, ficou decidido que outra reunião será agendada para o mês de março. Além de Daniel Melo e Rodrigo Varela, também participaram da reunião os vereadores Toninho Gladstone, Dé Pedreiro, Marcão, Márcio Lara e Mário Justino. 

Foto: Câmara Municipal de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis