Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Início do ano letivo na rede estadual será marcado pela greve dos profissionais da educação

07/02/2020

A abertura do ano letivo em Minas Gerais, na próxima segunda-feira, será marcada pelos preparativos para grandes protestos dos profissionais da educação em todo o estado.

É que o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE) anunciou para terça-feira, dia 11, o início de uma greve da categoria, por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada em assembleia realizada em Belo Horizonte, onde os representantes do sindicato apontaram uma pauta de reivindicações em defesa do emprego, do piso salarial do professores, da escola pública para todos e do pagamento do 13º de todos os servidores da educação.

Os professores de Pará de Minas também já estão recebendo as orientações da entidade de classe através de Rondinelli Alves da Silva, que é o diretor da subsede do Sind-UTE no município.

Segundo Rondinelli, esta será uma greve diferenciada por coincidir com o início do ano letivo, aumentando a pressão sobre o Governo de Minas. 

Em relação à pauta de reivindicações, o diretor do Sind-UTE destacou o piso nacional que, embora já tenha sido instituído pelo Governo Estadual, não chegou a ser repassado aos profissionais da educação. 

Rondineli explica que apesar da greve estar marcada para terça-feira, é muito importante que professores e estudantes compareçam às escolas na segunda-feira. Será um dia será de grandes esclarecimentos para todos, inclusive, para garantir maior adesão ao movimento. 

A secretária de Estado de Educação, Júlia Santana já se manifestou sobre o anúncio da greve. Ela declarou que recebeu a notícia com muito respeito e informou que vem realizando reuniões com o sindicato para tratar das reivindicações, inclusive compartilhando as dificuldades financeiras do Estado.

Júlia também lembrou que vem lutando para conseguir o aumento salarial dos professores e só descansará quando eles passarem a receber o piso, mas para isso será preciso retomar o equilíbrio financeiro do estado. A próxima assembleia do Sind-UTE com os trabalhadores da educação está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13, em Belo Horizonte. O objetivo será avaliar os primeiros resultados do movimento grevista. Os boletins informativos da entidade serão publicados no site sindute.org.br.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis