Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Casos de sífilis disparam: doença está atingindo pessoas de todas as idades

17/02/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Com 158 mil casos de sífilis registrados em 2019, o que representa um aumento de mais de 28% em relação às ocorrências do ano anterior, a doença tem preocupado muito o Ministério da Saúde.  Esta já é considerada a Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que mais preocupa no país. Em média, 18 casos são registrados no país a cada hora. 

Estudos apontam que se os registros continuarem nessa velocidade a sífilis deverá ultrapassar os casos de HIV em importância. Diante disso, tanto o Ministério da Saúde como as secretarias estaduais estão promovendo campanhas preventivas, alertando as pessoas para a importância do uso do preservativo nas relações sexuais. 

Infelizmente Pará de Minas não foge à regra e também vem registrando elevado número de diagnósticos positivos para a sífilis. A confirmação vem do diretor da UPA 24h, Hélio Pimentel.  Embora não tenha revelado números oficiais ele informa que, como a UPA é a principal porta de entrada para o atendimento de saúde pública no município, é lá que se registra a maior parte dos casos. 

Hélio admite que a situação é complicada, sobretudo pelo fato da doença, que pode levar à morte, estar acometendo pessoas de todas as idades. 

A doença apresenta vários estágios e por isso os sintomas aparecem de acordo com o avanço da doença no organismo: feridas no pênis, na vagina, ânus ou na boca, manchas que geralmente não coçam, além de febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

A doença é transmitida por contato sanguíneo através das relações sexuais sem uso do preservativo. A boa notícia é que a sífilis tem tratamento, mas é importante que o paciente procure atendimento médico o quanto antes para evitar complicações. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis