Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Política de Itaúna pega fogo: prefeito é acusado de superfaturar obras e vereadores são denunciados por rachadinha, nepotismo e até de furar a fila do SUS

18/02/2020

A oito meses das eleições municipais, o clima na política de Itaúna é o pior possível. Denúncias sobre fraudes pesam tanto contra a Prefeitura como a Câmara e devem piorar nas próximas semanas. Segundo publicação do jornal A Folha, com 9 votos favoráveis a Câmara Municipal de Itaúna aprovou a instalação de uma CPI para investigar superfaturamento na contratação de obras de asfaltamento na cidade.

Os vereadores que integram a CPI terão prazo de 90 dias para apurar a denúncia. Se ficar comprovado o envolvimento do prefeito Neider Moreira ele poderá ter o mandato cassado. O caso também está sendo investigado pelo Ministério Público, mas o órgão não divulgou informação a respeito porque a ação corre sob sigilo. Mas o escândalo político não para aí.

A mesa administrativa da Câmara recebeu três pedidos de abertura de CPI’s contra a vereadora Otacília Barbosa. Quem fez as denúncias foi um cidadão de nome Tiago Joel. Segundo o jornal A Folha, a primeira denúncia é sobre um caso de nepotismo, já que a vereadora teria contratado o namorado como assessor.

Já a segunda denúncia diz respeito ao acúmulo de salários da vereadora que também recebia pela função de Procuradora Jurídica da Casa. Segundo informações, Otacília optou pelo salário da Procuradoria enquanto aguarda decisão judicial. E o terceiro caso é de improbidade, já que a vereadora teria causado danos ao erário público ao determinar arquivamento de um processo administrativo contra uma empresa da cidade.

Ainda existem outras denúncias seríssimas pesando contra os vereadores de Itaúna. O vereador Lacimar Cesário está sendo acusado de manter uma “rachadinha” na Câmara, bem que sua assessora era obrigada a devolver parte do salário com ele. Alguém entrou no gabinete dele e instalou uma câmera de vídeo que captou a conversa com uma ex-funcionária.

As imagens viralizaram nas redes sociais e o escândalo da rachadinha ganhou muita repercussão nas ruas. A ex-funcionária Carine Ferreira pediu a palavra na Câmara e negou a rachadinha. Muito nervosa ela disse que está se sentindo invadida e nem está conseguindo dormir devido à situação. Ainda segundo A Folha, o assunto tem repercutido muito também nos bastidores da Câmara, diante da perspectiva de que a prática da rachadinha esteja sendo praticada por outros políticos.

O vereador Lacimar também está envolvido em outra denúncia grave. Segundo testemunhas, ele estaria “furando” a fila do SUS para antecipar consultas de especialistas e cirurgias. Uma mulher gravou um áudio, confirmando que o marido dela conseguiu uma cirurgia a partir da intervenção do vereador. Lacimar se defende, dizendo que é inocente em todas as situações apontadas e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos à Justiça ou a quem de direito.  Na reunião desta noite os vereadores de Itaúna vão decidir sobre a abertura das novas CPI’s para apuração das denúncias.

Foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação




Veja também



Início  140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis