Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Disputa pelo título de capital nacional do pequi já tem três cidades no páreo

16/02/2021

Mais uma cidade vai entrar na disputa para ser considerada a capital nacional do pequi. E pelo nome, já dá para imaginar o nome dela.

Isso mesmo. Com pouco mais de quatro mil habitantes e distante 25 km de Pará de Minas, o município de Pequi está reivindicando esse reconhecimento pelo fato do fruto estar totalmente ligado à sua história.

Segundo informação de Juvenal Heráclito Barbosa, o Borazinho, a prefeitura já está se movimentando em torno disso. Ele e todos os outros moradores entendem que o título seria muito justo, não só pela história como pela abundância do fruto.

Borazinho também ressalta que o título de capital nacional do pequi faria uma justa homenagem aos trabalhadores rurais que têm como principal fonte de renda a comercialização do fruto nas cidades da região:

Mas, pelo visto, a busca pelo título vai ser das mais acirradas. É que o deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentou projeto em Brasília para oficializar a cidade de Montes Claros como capital mineira do pequi. 
O fruto também é muito popular no Norte de Minas. No texto, o deputado diz que “bares e restaurantes de Montes Claros elaboram pratos com ingredientes típicos do cerrado, tendo o pequi como carro-chefe”. 

E a disputa não termina aí. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ironizou a proposta do deputado mineiro, dizendo que o pequi é símbolo da culinária goiana e está ligado à cultura de lá. Ele pretende, inclusive, acionar a bancada do estado na Câmara Federal para impedir a aprovação do projeto. Nas redes sociais o governador disse o seguinte:

“Vamos fazer uma acordo aqui: a gente deixa o trem e o pão de queijo pra vocês, mineiros, e em troca ninguém mexe no nosso pequi”. 
É pelo visto será uma disputa das mais acirradas. Quem será que vai ficar com o título de capital nacional do pequi – a cidade de Pequi, Montes Claros ou as terras goianas?

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis