Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Pio Canedo revela a situação dos presos em plena pandemia

30/03/2021

Uma das principais penitenciárias da região Centro-Oeste, a Pio Canedo em Pará de Minas tem conseguido manter os detentos longe da exposição ao risco do coronavírus. Mesmo com o Estado vivendo o pior momento da pandemia, a unidade prisional apresenta um balanço positivo, com baixo número de presos e agentes contaminados. A informação é do diretor-geral do presídio, Marcelo de Carvalho Barbosa, que concedeu entrevista exclusiva ao JM. 

Por ser um ambiente fechado onde centenas de pessoas convivem diariamente, um presídio é altamente perigoso para a disseminação rápida do coronavírus. Desta forma, tanto a Pio Canedo quanto outras unidades receberam atenção especial para não colocar detentos, seus familiares e os agentes em risco.

Por questões de segurança, Marcelo Barbosa não divulgou a quantidade de exames positivos para covid-19. Informou apenas que a Pio Canedo registrou 4 casos, entre suspeitos e confirmados, desde o início da pandemia, em março do ano passado. 

Segundo ele, existe um protocolo de segurança estabelecido para quando um interno apresentar sintomas gripais. Até aqui, as regras estão sendo seguidas à risca.


Além desse alinhamento com o setor de saúde, o diretor acredita que outros fatores contribuem para o sucesso no enfrentamento à pandemia dentro da Pio Canedo. Entre eles, Marcelo destaca a conscientização dos detentos e agentes penitenciários sobre a necessidade de prevenção e as medidas adotadas pela unidade para garantir a segurança de todos.


Por causa da Onda Roxa, as visitas presenciais estão suspensas nos presídios mineiros. No entanto, na Pio Canedo o contato entre a família e o detento não foi interrompido. A direção criou alternativas para suprir a ausência física e garantir que os familiares tenham informações sobre os entes que estão presos na unidade.


Também por questões de segurança, o diretor Marcelo Barbosa não informou o número de detentos da Penitenciária Pio Canedo, mas admitiu que é maior que a capacidade. Porém, em uma situação mais confortável que nos anos anteriores, graças ao trabalho do Judiciário da Comarca em Pará de Minas.

Foto:  Secretaria de Estado de Segurança Pública





Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis