Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Lojistas desesperados com as contas chegando e o caixa vazio

31/03/2021

O comércio lojista de Pará de Minas, cada vez mais debilitado por causa do distanciamento social que é tão necessário no combate à pandemia, respirou aliviado ontem com o retrocesso do governo de Minas na proposta de fazer um feriadão na semana que vem.

Os lojistas ficaram desesperados com a possibilidade entendendo que, ao invés de favorecer o distanciamento, a medida facilitaria aglomerações. Mas a questão financeira também foi levada em conta, já que a maior parte dos estabelecimentos comerciais está fechada desde 18 de março e teme mais uma temporada.

Avaliação geral do empresariado mostra que a situação hoje é bem pior que a de 2020, porque naquela época o índice de desemprego não era tão grande, nem o custo de vida tão alto.

O número de empresas perto de encerrar as atividades não para de crescer e o estresse é tão grande que está afetando seriamente a saúde dos empreendedores. Muitos reclamam de insônia, ansiedade e irritabilidade.

Os consultórios de psicólogos e psiquiatras estão cheios e a luz no fim do túnel não quer aparecer de novo. Um dos desabafos mais emocionantes desses últimos dias viralizou nas redes sociais.

E ele veio de Grace Silva, que chorou ao lamentar os estragos da pandemia na vida de quem sempre trabalhou honestamente. Ela lamenta muito o fato do comércio lojista e outras atividades estarem pagando uma fatura alta demais:


O pesadelo não é vivido apenas pelos empresários. A classe trabalhadora também está esgotada, tanto física como mentalmente. Muitos já não dormem, com medo de perder o emprego a qualquer momento. Já a insônia dos desempregados é pelo medo de não conseguir outra vaga tão cedo. 

Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração mostra que para 70% dos trabalhadores o ano de 2020 foi o mais estressante da vida deles e 2021 vai pelo mesmo caminho.

E para muitos ainda tem outro agravante. É que o trabalho em home office passou a exigir mais. A reformulação do trabalho e a pressão negativa sobre a economia tem afetado bastante a saúde mental de milhões de pessoas.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis