Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Passou dos limites: tem aposentado recebendo mais de 20 ligações diárias das instituições financeiras. O que fazer?

12/04/2021

Imagine a situação – de repente, antes mesmo de saber oficialmente que a sua aposentadoria ou pensão foi liberada pelo INSS, você passa a receber muitas ligações telefônicas diárias. Além dos telefonemas, chega muitas mensagens pelo celular. Você não sabe como conseguiram o seu número, mas tem sempre alguém te localizando para falar do mesmo assunto – empréstimos bancários.

E mesmo rejeitando a proposta, do outro lado da linha a pessoa insiste muito. Diariamente essa situação acomete milhares de pessoas no Brasil e na opinião de todas elas já passou muito dos limites. Infelizmente, ainda tem gente caindo na armadilha e esse é o motivo desta reportagem especial em que o Jornal da Manhã escancara a realidade com a ajuda da professora Maria Goreth Nogueira Carneiro, que está vivendo o pesadelo.

Ela ficou viúva recentemente e como também se aposentou, logo entrou na lista das instituições que vivem de oferecer empréstimos no país. Goreth está impressionada com o tamanho e a forma da pressão:


Pior que isso é o jeito com que a informação é repassada. Em nenhum momento, a pessoa informa que está propondo um empréstimo:


E o Procon? O que diz sobre isso? O órgão de defesa do consumidor já se acostumou com esse comportamento das instituições financeiras e lamenta que em muitas situações as pessoas ainda caiam nessas propostas cheias de má intenção.

O advogado Bruno Souza, coordenador do órgão em Pará de Minas, pede atenção máxima a qualquer proposta que chegue pelo telefone. E sugere também que esses números sejam apagados da agenda de diversas formas:


E o problema vai mais longe porque, segundo Bruno informou, já tem empresas confirmando o empréstimo pelo simples fato da pessoa atender a ligação: 


Agora, sobre o fato das instituições financeiras receberem informações antes mesmo do aposentado ou do pensionista do INSS, o Procon está investigando:


Mas até que essa situação se resolva, a dica é a de que as pessoas precisam redobrar o sinal de alerta para não cair nas armadilhas. É como diz aquele velho ditado popular: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM / Pixabay





Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis