Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Estatísticas mostram que a covid virou doença de todas as faixas etárias

15/04/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O Jornal da Manhã tem divulgado constantemente a preocupação das autoridades e especialistas de saúde em relação às mudanças no quadro das vítimas da covid-19. Antes a doença representava risco maior para as pessoas mais velhas.

Hoje, as estatísticas mostram que todas as idades são muito vulneráveis, portanto, ninguém pode nem deve relaxar na prevenção. Os maiores de 60 anos representam a maioria dos mortos, ocorre que os óbitos entre os jovens estão aumentando demais, segundo estatísticas do Ministério da Saúde e do Governo de Minas.

Também chama atenção o fato de estar acontecendo uma explosão de mortes em faixas etárias inferiores, sem doenças crônicas prévias, em pessoas brancas e do sexo feminino.

Isso remete àquela discussão dos anos 80 e 90, no auge da epidemia de HIV, em que os grupos de risco para a infecção foram se modificando até tomar outra dimensão.

Segundo especialistas, às vezes um processo epidêmico se inicia em determinado grupo populacional mas, de repente, ataca todos de uma vez. No caso da covid-19 o cenário atual mostra que as maiores vítimas têm sido homens negros, entre 60 e 79 anos e que têm comorbidades.

Em segundo lugar estão os homens brancos de 60 a 79 anos, que têm comorbidades. Em terceiro lugar aparecem as mulheres negras, de 60 a 79 anos. Logo a seguir, os gráficos mostram óbitos entre as mulheres brancas de 60 a 79 anos.

Agora, nessas últimas semanas a evolução de mortes tem sido maior entre as pessoas de 45 a 59 anos e também na faixa etária de 20 a 29 anos. Na comparação com o ano passado houve um salto nos óbitos em torno de 176%.

Já entre os adultos de 30 a 39 anos, o aumento foi ainda maior – 186%. As investigações revelam que as maiores vítimas são os que não acreditam na força da doença, ignorando a importância da máscara e do distanciamento. Fica aí o alerta – a pandemia não está para brincadeira.

Foto Ilustrativa: fernandozhiminaicel/pixabay.com




Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis