Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Secretaria de Saúde monitora pacientes que apresentaram efeitos colaterais da Coronavac e Astrazeneca

22/04/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Acompanhando de perto o andamento da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19 em Pará de Minas, o Jornal da Manhã recebeu relatos de quatro mulheres de uma mesma família que apresentaram efeitos colaterais um dia após serem vacinadas. A queixa foi dada pela filha de uma delas, que preferiu não se identificar publicamente, informando que a mãe e três tias foram vacinadas no dia 15 de abril, com o imunizante produzido pela AstraZeneca.

No dia seguinte, as quatro mulheres reclamaram de enjoo, dor de cabeça muito forte, corpo ruim, calafrios e falta de apetite. Os sintomas persistiram por dois dias e começaram a diminuir a partir do terceiro dia. A paraminense também informou que uma prima, que integra o quadro de profissionais da Polícia Civil, relatou que alguns colegas também sentiram os mesmos efeitos colaterais.

Diante da situação, o JM procurou o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e o órgão confirmou o recebimento de queixas semelhantes, informando que está monitorando todos eles. Até o momento, foram registrados quatro casos de reação à vacina Coronavac. Já com relação ao imunizante AstraZeneca, foram informados apenas casos com efeitos leves e esperados em qualquer vacina,  portanto, segundo a secretaria, não são passíveis de notificação.

Quanto aos pacientes que apresentaram problemas ao serem vacinados com a Coronavac, os casos notificados foram classificados como reações moderadas, sendo que dois pacientes foram acompanhados e observados, sendo um no Hospital Nossa Senhora da Conceição e outro na Unimed.

A Secretaria de Saúde explicou também que toda vacina, assim os medicamentos, podem ter efeitos colaterais leves e esperados e raramente eventos graves. Em se tratando da covid-19, a pasta reforça que a vacinação é a única forma eficaz, comprovada até o momento, de combate ao vírus. Por isso a população deve continuar se protegendo através do imunobiológico.

Outra orientação é que, a pessoa que apresentar qualquer efeito colateral até sete dias após a vacinação, deve relatar o caso à Sala de Vacina, que funciona no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no bairro Senador Valadares. 

Foto Ilustrativa: Prefeitura de Pará de Mians/Divulgação




Veja também



Início  2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis