Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


O desafio da volta às aulas: estudo mostra que aluno com covid pode infectar 60 pessoas

26/04/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Os pais que estão aflitos pela volta das aulas presenciais em Pará de Minas terão que esperar mais um pouco. Mesmo com a Câmara dos Deputados tendo aprovado o projeto de lei que proíbe a suspensão delas durante pandemias e com o Governo de Minas já avançando nas discussões do protocolo de segurança, o assunto ainda exige muitas discussões.

A questão vai muito além do aluno na sala de aula. É preciso levar em consideração o espaço físico, o processo de higienização, a nova maneira de ministrar os conteúdos, a segurança sanitária de alunos e professores e até mesmo a movimentação do ir e vir durante o período das aulas.

O dilema entre os impactos no processo de aprendizagem e o possível aumento da transmissão do coronavírus divide até mesmo as opiniões de especialistas no assunto. Enquanto uns defendem o retorno imediato, outros recomendam prudência nesse processo, aconselhando o adiamento dele ainda por algumas semanas.

A preocupação toda gira em torno dos impactos que a volta às aulas presenciais vai causar na propagação do vírus. A gravidade da situação pode ser entendida a partir de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os resultados mostram que em um grupo de crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, um só aluno infectado em uma sala com 20 colegas tem potencial para contaminar outros 60 do círculo familiar dos estudantes em apenas 15 dias. Isso com todos eles usando máscara na escola. Sem a proteção, seriam 90 os infectados em apenas dez dias.

Para evitar uma disparada no número de casos os pesquisadores defendem protocolos bem rigorosos de testagem dos alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar.

A pergunta que eles fazem não é abrir ou não abrir, mas como abrir e qual a capacidade que as equipes escolares e de vigilância terão para fazer a triagem. Em Pará de Minas o protocolo de segurança está em fase final de estudos, com a perspectiva de ser apresentado às escolas ainda neste mês.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis