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Hospital Nossa Senhora da Conceição cria serviço para os pacientes da ala covid conversarem com os parentes

26/04/2021

O Hospital Nossa Senhora da Conceição está desenvolvendo um novo serviço para diminuir a angústia da família e proporcionar momentos de esperança e amor aos pacientes internados na ala de covid. 

Agora os pacientes podem conversar com seus familiares através de videochamadas. A ideia surgiu diante da impossibilidade das visitas devido ao risco de disseminação do vírus. A novidade já foi colocada em prática e está sendo acompanhada pela equipe médica, serviço social e de psicologia.

A assistente social Celina Navarro, informou que a comunicação por videochamada foi uma proposta que surgiu ainda no início da pandemia, mas só agora teve condições de ser implementada, já que antes o hospital não tinha o aparato tecnológico necessário.

Celina explicou, no entanto, que a conversa com o familiar por videochamada não pode contemplar todos os pacientes. Há um estudo de caso para avaliar se o doente quer ou se consegue fazer a chamada por vídeo. Quando ele não tem condições, a equipe do hospital solicita à família áudios para que a pessoa possa ouvir e se confortar com a voz daqueles que o querem vê-lo bem.

Outra ação que está sendo implantada no Hospital Nossa Senhora da Conceição é o boletim de saúde presencial, através do qual o familiar conversa e tira dúvidas com o médico presencialmente e não apenas por telefone. Celina Navarro deu mais detalhes.

Além desses projetos, a assistente social destacou que o Nossa Senhora da Conceição trabalha em novas frentes para manter um atendimento humanizado aos pacientes e seus familiares. 

E em breve, nova ação será colocada em prática no Hospital Nossa Senhora da Conceição. A proposta é encaminhar aos pacientes cartas de apoio escritas por crianças e adolescentes de Pará de Minas. 

A iniciativa ainda está sendo desenhada pela equipe social, mas já se sabe que terá a parceria de projetos sociais de Pará de Minas. Segundo Celina Navarro, as cartas passarão por um período de quarentena, antes de serem entregues, evitando assim qualquer risco de contaminação.

Caso o paciente deseje responder, poderão ser enviados áudios para os coordenadores dos projetos encaminharem às crianças.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




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