Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Árvore que está empurrando paredão de concreto da ponte grande está sendo cortada

29/04/2021

A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente está empenhada em uma operação emergencial na Ponte Grande, região central de Pará de Minas. Operários e máquinas trabalham no corte de uma árvore antiga e de grande porte, da espécie Gameleira, que está apodrecendo e corre o risco de cair sobre a via pública ou na calha do Ribeirão Paciência. 

A secretaria identificou também que a árvore está empurrando o paredão de concreto do ribeirão, já tendo provocado um deslocamento de cerca de 30 centímetros. Por causa do estado e da altura dela, de quase 20 metros, a secretaria definiu um planejamento de execução do corte, que está sendo feito por etapas. O cuidado é necessário para não colocar em risco a integridade física dos servidores e evitar erros que possam comprometer o Paciência.

Por se tratar de uma ação complexa, o trânsito na avenida Mathias Lobato precisou ser interrompido. No local, o movimento é restrito aos trabalhadores, caminhões e ao guindaste envolvido no corte. A previsão é que o trabalho, que começou nesta semana, termine amanhã. 

Também está no cronograma, o corte de outras duas árvores da Ponte Grande, da espécie Santa Bárbara, também conhecida como Cinamomo, e de dois eucaliptos. Elas estão apodrecendo e podem cair a qualquer momento dentro do Ribeirão Paciência, para onde estão inclinadas.

O secretário José Hermano de Oliveira Franco informou que o corte faz parte de um plano de manejo de arborização urbana que pode atingir outras árvores da cidade. A ideia é corrigir o plantio e garantir que os ambientes públicos recebam espécies apropriadas.

Quanto ao plantio de novas árvores, tanto na Ponte Grande quanto em outros locais, o secretário informou que o planejamento começará a partir do segundo semestre, com a intenção de integrar a população nesse processo.

Você pode ajudar com este serviço denunciando árvores que estão com risco de queda e colocam em risco casas e vias públicas. Para isso, basta entrar em contato com a secretaria pelo telefone 3231 7878.

Fotos: Germano Santos e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis