Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Desafio da comorbidade: nem todas as doenças serão contempladas pela vacinação anti-covid

10/05/2021

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando o treinamento de seus funcionários, principalmente no que diz respeito às informações sobre a nova fase da campanha anticovid.

A justificativa apresentada pelo secretário Wagner Magesty é que Pará de Minas vai entrar na fase mais difícil do Programa Nacional de Imunização. Isso porque a comprovação das pessoas com direito à vacina será feita de uma forma bem diferente de tudo que se viu até aqui.

Nas faixas etárias de 60 anos para cima basta a pessoa apresentar um documento de identidade e o cartão de vacina, que não só registra a data de aplicação como comprova o domicílio da cidade.

Já quem faz parte do grupo entre 18 e 59 anos, terá direito à vacinação somente se for enquadrado nas seguintes categorias: profissional de saúde, de limpeza urbana, da segurança pública, professor, motoristas rodoviários e urbanos. Nessas situações será exigido também o documento que comprova a profissão.

Outro público com direito à vacinação entre 18 e 59 anos é o que apresenta comorbidades, que são as doenças pré-existentes. Acontece que nem todos os casos entraram na lista elencada pelo Ministério da Saúde.

E é aí que mora o problema, já que a maior parte das pessoas desconhece esse fato. A necessidade de cadastramento, através do link que já foi disponibilizado pela Prefeitura de Pará de Minas, é justamente para selecionar o público com direito à vacinação.

O secretário Wagner Magesty dá alguns exemplos:

Para evitar conflitos e frustrações, o secretário recomenda atenção especial no preenchimento do cadastro, que pode ser acessado no site da prefeitura:

Magesty reafirma que o município continuará cumprindo à risca o Plano Nacional de Imunização, sem fura-filas ou com privilégios para os casos de comorbidades. 
A necessidade se dá pela igualdade de direitos e também para evitar complicações judiciais para o município, já que o descumprimento das normas é considerado crime.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis