Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Protocolo Sanitário das escolas pede merenda na sala de aula e distribuição de máscaras para todos os alunos

18/05/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A Prefeitura de Pará de Minas publicou o conjunto de normas que vai regulamentar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino no município, durante a pandemia da covid-19. O protocolo trata de várias situações que acontecem no dia a dia do ensino presencial. Uma delas está diretamente ligada ao distanciamento nas salas de aula e nas filas.

Na onda verde do Plano Minas Consciente, a aproximação pode ser de até 1,5 metro. Já na onda vermelha, será preciso manter 3 metros de distância. 
A aplicação da maior parte das normas se dará pela estrutura das escolas, principalmente área física, sendo observada a ventilação do ambiente, áreas ao ar livre, faixa etária dos alunos e o número de profissionais.

No entanto, independente do tamanho, todos os estabelecimentos de ensino precisarão disponibilizar sabonete, papel toalha, álcool gel nos ambientes, facilidade de acesso aos lavatórios e lixeiras com tampa e pedal. Os banheiros precisarão ser higienizados a cada três horas.

Serão obrigatórios ainda a marcação do chão, para distribuição das cadeiras, e escala rodízio para evitar aglomerações nos intervalos. Quanto à merenda escolar, somente será permitida a entrega em embalagens individuais e a sugestão é que ela seja servida na própria sala de aula, com talheres descartáveis.

O sistema self service e os bebedouros não poderão funcionar em nenhuma escola, salvo na situação em que o aluno precisar encher copos ou garrafas. Ainda ficará a cargo das escolas a distribuição de máscaras descartáveis ou de tecidos, sendo que elas deverão ser trocadas a cada 3 ou 4 horas.

Todo estabelecimento de ensino precisará designar um profissional para acompanhar o turno e sempre que for identificado um caso suspeito, as aulas presenciais serão suspensas por 14 dias. Profissionais acima dos 60 anos e os que apresentam comorbidades, tais como diabetes, tabagismo, obesidade e hipertensão arterial, serão afastados das atividades presenciais.

O protocolo ainda define normas para o transporte escolar que somente poderá atuar com um terço da capacidade dos veículos ou 50% caso sejam instaladas divisórias de acrílico.Todos os alunos precisarão ter a temperatura auferida e usar máscaras no trajeto. Os donos das vans serão obrigados a oferecer álcool em gel para os passageiros e a cada viagem terão que fazer a desinfecção interna dos veículos, usando água, sabão e álcool.

O protocolo de segurança das escolas já está sendo analisado pela direção dos estabelecimentos de ensino, mas o retorno das aulas presenciais continua indefinido. É que Pará de Minas continua na onda vermelha e a transmissão do vírus se mantém de forma acelerada, daí a necessidade de manter as aulas on-line.

Foto Ilustrativa: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis