Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Na fila da vacinação, a emoção dos profissionais da educação que sonham em voltar para a sala de aula

12/06/2021

Filas, esperança e muita emoção. Assim foi o primeiro dia de vacinação contra a covid-19 nos profissionais que trabalham na área da educação em Pará de Minas. 

A imunização aconteceu ontem em quatro UBS’s e no sistema drive thru no AME, no bairro Senador Valadares. Mais de mil trabalhadores entre professores, diretores, serventes e de serviços administrativos receberam a primeira dose da AstraZeneca. O retorno para a dose complementar foi marcado para setembro. 

Seguindo o calendário do Programa Nacional de Imunização, nesta primeira etapa foram contemplados os profissionais que atuam no Ensino Infantil, ou seja, aqueles que trabalham em creches e pré-escolas. 

Antes mesmo da abertura dos locais de vacinação, que aconteceu às 8h, já era possível observar filas grandes como, por exemplo, no Dom Bosco e na antiga Policlínica. Teve pessoas que foram para a porta das UBSs antes das sete da manhã.

Tudo isso se justifica pela vontade de receber logo a primeira dose e alimentar a esperança do retorno às atividades presenciais com os alunos. O Jornal da Manhã conversou com algumas profissionais que, muito emocionadas, falaram desse momento especial.

A expectativa agora é pela sequência no cronograma de vacinação. Na semana que vem, inclusive, existe a possibilidade de Pará de Minas receber outras remessas de vacinas contra a covid-19, podendo ampliar a imunização desse público. 
Isso porque o Governo de Minas iniciou a distribuição de mais dois lotes para as Regionais de Saúde de todo o Estado. São 600.260 doses, sendo 362.750 da AstraZeneca e 237.510 da Pfizer. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, as vacinas da Pfizer serão destinadas às pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, deficientes permanentes, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança e salvamento e forças armadas e trabalhadores do transporte aéreo.

Já a Astrazeneca será direcionada ao mesmo público, com exceção das grávidas e mulheres que deram à luz recentemente. Vale lembrar que em Pará de Minas a Secretaria de Saúde recebeu 2.799 cadastros de educadores e a previsão é que a vacinação deste público possa ser concluída ainda no mês de junho.

A vacinação para os trabalhadores da educação infantil continua hoje, assim como para as pessoas com comorbidades de 18 a 34 anos e com deficiência permanente de 18 a 59 anos. Os imunizantes estão sendo aplicados apenas no AME, ao lado do antigo PA, no bairro Senador Valadares. O atendimento ao público vai até o meio dia.

E agora, na atualização do boletim do coronavírus, a informação de que Pará de Minas alcançou a marca de 5.040 pessoas infectadas, desde o início da pandemia. Só nas últimas 24 horas foram sessenta. Também subiu o número de acompanhamentos domiciliares – agora são 310. O número de internações caiu para 45. Houve aumento dos óbitos, que já somam 215. As últimas três vítimas tinham 56, 62 e 70 anos de idade.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis