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Pandemia muda o foco das reclamações que chegam ao Procon

14/06/2021

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A pandemia da covid-19 tem transformado o comportamento de toda a sociedade nos mais diferentes sentidos. Até mesmo o perfil das reclamações levadas aos órgãos de defesa do consumidor mudou, desde o ano passado. 

Além das tradicionais demandas em relação às empresas de telefonia e os problemas com assinatura dos canais de tv, que continuam encabeçando a lista do Procon, surgiram outras demandas.

Uma delas está diretamente ligada às instituições financeiras que investiram mais na liberação de empréstimos diante do aumento do desemprego e do encarecimento dos alimentos e outros produtos de consumo regular das famílias.

Segundo o advogado Bruno Soares de Souza, do Procon de Pará de Minas, em muitos casos o consumidor não é consultado sobre a liberação do crédito e acaba surpreendido com o dinheiro na conta e a cobrança das parcelas. 

Esta situação vem se repetindo bastante ao longo da pandemia, rendendo diversas reclamações no balcão do Procon: 

O advogado deixa orientações importantes para situações assim: 

Bruno reforça aos consumidores a orientação para que jamais forneçam números de documentos, cartão de crédito ou qualquer outra informação pessoal a desconhecidos, seja pelo telefone ou na internet. 
Só assim é possível reduzir o risco da pessoa cair em algum golpe estelionatário. Outras informações pelo Whatsapp do Procon, que é o 37/ 9 9823 0169. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM




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