Pela primeira vez, o Brasil está comemorando o Dia Nacional do Produtor de Leite. O 12 de julho foi instituído no calendário oficial em maio deste ano. A celebração foi estabelecida com o objetivo de valorizar os pecuaristas e incentivar o consumo de leite e seus derivados. Em todo o país, os setores público e privado vão promover palestras, seminários e outras atividades para debater as políticas direcionadas à cadeia produtiva.
Pará de Minas não terá uma programação especial, mas a data está servindo de reflexão para a categoria, segundo declarou o vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite Granelizado da Região de Pará (Coopergranel), Milton Henriques Guimarães. Segundo ele, a comemoração é importante para os produtores mineiros.
Milton aponta a falta de mão de obra como uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite na região. Mas não é só – os prejuízos causados pela alta importação de leite no país em 2023 ainda traz duras consequências:
De acordo com o Ministério de Agricultura e Pecuária, o Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo, com produção em 98% dos municípios. Minas Gerais é o estado que mais contribui para a cadeia produtora nacional.