A aprovação do Código de Ética e Condutas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pará de Minas tem gerado expectativas entre os agentes e as autoridades locais. A proposta é considerada um avanço significativo para a categoria, buscando fortalecer a atuação da corporação por meio de regras claras de comportamento, deveres e responsabilidades.
O projeto atende a uma reivindicação antiga da GCM e estabelece diretrizes essenciais para a consolidação da instituição no município. O novo código regulamenta direitos, deveres e procedimentos disciplinares, funcionando de forma complementar ao Estatuto do Servidor Público Municipal.
A medida promete alinhar a atuação dos agentes a padrões éticos, semelhantes aos adotados por instituições de segurança mais consolidadas no país.
As normas também reforçam a importância da transparência e da conduta profissional no exercício das funções, contribuindo para o fortalecimento da confiança da população no trabalho da Guarda Civil.
O projeto foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal, por 14 votos a 1, demonstrando amplo apoio dos vereadores, e deve retornar para a segunda votação na próxima semana.
Com a aprovação do Código de Ética, a Guarda Municipal deve ficar agora na reestruturação do plano de cargos e carreiras.
Foto Ilustrativa: Gilmar/Rádio Santa Cruz FM