Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Geraldinho Cuíca prega a união, o respeito e a transparência no discurso de posse

07/01/2026

Em cerimônia realizada ontem à noite, o novo presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Geraldinho Cuíca, assumiu oficialmente o cargo na presença de colegas vereadores, autoridades e familiares.

Visivelmente feliz e emocionado, ele fez um discurso de grande entusiasmo. Citou a gratidão pelo ex-presidente Délio Alves, que mostrou a todos como ser um bom gestor.

Em seguida, afirmou que não caiu de paraquedas na política e desde o momento em que assumiu cargos públicos, ao longo da vida, encarou a missão com muita responsabilidade.

É dessa forma que ele pretende exercer o mandato e disse esperar pelo apoio de todos os vereadores, assim como da própria prefeitura, com quem pretende trabalhar lado a lado:

Assegurou, no entanto, que não tem medo de pressão e nem de ameaças, se referindo aos desgastes comuns nos meios políticos, mas deixou claro que sua principal missão é unir a Câmara:

Sobre o diálogo com a prefeitura, Geraldinho Cuíca disse que também espera construir, mas admitiu que até o momento não surgiu oportunidade:

Geraldinho Cuíca disse ainda que sempre foi uma pessoa de diálogo, por isso acredita na cooperação e no reentrosamento de todos.

Já administrativamente falando, entre outras metas, ele pretende acabar com a demorada reforma do prédio da Câmara, especialmente a parte elétrica que precisa de ampliação para sustentar a grande demanda da casa.

Ingresso na vida pública

Geraldinho Cuíca ingressou na política a convite de Roger Dupin, então secretário de Esportes de Pará de Minas. Filiou-se ao PSDB por incentivo de Daniel Barbosa, filho do ex-deputado Eduardo Barbosa. Foi vice-prefeito, na gestão Antônio Júlio, e secretário de Obras e Assistência Social. Também foi asssessor de gabinete do deputado federal Eduardo Barbosa.

Ele nasceu Geraldo Magela de Almeida, mas se tornou conhecido na cidade pelo apelido que carrega há vários anos. Tem 56 anos e é casado com a professora Eliana Ferreira Almeida. O casal tem três filhos e um neto.

Prefeito prioriza gestão em pronunciamento

O prefeito Inácio Franco também discursou, dedicando quase a totalidade de seu discurso às realizações da própria gestão. Mencionou que já quitou 80% das dívidas herdadas e deu ênfase aos vários procedimentos administrativos, projetos e obras de grande interesse para a população. 

Ao final, reafirmou seu descontentamento com o fato da Câmara ter derrubado, em dezembro, os projetos de reajuste do IPTU e outros tributos municipais, alegando que a prefeitura precisava desses recursos extras para compensar o aumento das despesas. De forma rápida, desejou uma boa gestão à nova mesa diretora da Câmara.

Antônio Júlio incentiva presidente a ser um grande líder

Outro político presente e que também discursou foi o ex-prefeito e ex-deputado Antônio Júlio de Faria, que incentivou o novo presidente da Câmara a ser um grande líder, sabendo ouvir, dialogar e a buscar avanços para o desenvolvimento da cidade, a partir de posturas transparentes e de real interesse público.

Mencionou os desafios da reforma tributária, que entrou em vigor, afirmando que as prefeituras vão enfrentar muitos desafios. Por isso, se torna mais importante um trabalho conjunto entre executivo e legislativo. “Um só não faz nada, mas 17 vereadores são fortes”, concluiu.

Homem de diálogo e grande olhar humano

Já Daniel Barbosa, filho do ex-deputado federal Eduardo Barbosa e membro atuante do diretório municipal do PSDB, abriu a fala com elogios à transparência da gestão de Délio Alves. 

Disse também que o pai estaria muito feliz em ver Geraldinho Cuíca na presidência da Casa, por se tratar de um homem do diálogo, de um grande olhar humano e de verdadeira vocação para a vida pública focada na coletividade. Daniel define o Legislativo em geral como a ‘casa da divergência’, o que é natural na política, exigindo bom censo nas discussões e condutas.

A despedida de Délio Alves

O vereador Délio Alves se despediu da presidência com muitos agradecimentos aos colegas, aos funcionários e a todos que contribuíram para a sua gestão. Ressaltou como a experiência lhe proporcionou uma visão mais ampla da vida pública.

Também citou a pressão política que sofreu desde o momento em que apresentou o polêmico projeto da emenda impositiva, que foi arquivado no ano passado e pode voltar ao plenário agora em 2026. 

Délio ainda se mostrou satisfeito por ter enfrentado e vencido oito processos jurídicos no mandato. Segundo ele, o arquivamento das denúncias confirmou a absoluta legalidade de suas condutas.

Fotos: Câmara Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis