Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Guilherme Arana explica insucesso na Europa e projeta disputa com Fábio Santos no Galo

Highslide JS

Guilherme Arana está na área. O novo lateral-esquerdo do Atlético-MG foi apresentado oficialmente na tarde desta quinta-feira, em entrevista coletiva na Cidade do Galo. Aos 22 anos, o bicampeão brasileiro pelo Corinthians comemorou o acerto com o clube mineiro, destacou o carinho que vem recebendo da torcida desde antes de fechar contrato (já que a negociação se arrastou por algumas semanas) e projetou uma disputa forte de posição com Fábio Santos, com quem jogou no Timão.

Quero agradecer ao Atlético, porque foi difícil. Muita conversa. A gente sabe da dificuldade que é pro clube europeu liberar. Desde o princípio, quando surgiu o interesse do Atlético, fiquei muito otimista, junto com minha família. Graças a Deus se concretizou. Chego para trabalhar. O Fábio é um cara que sempre me aconselhou muito quando eu subi pro profissional, quando comecei.

Chego para fazer meu trabalho e deixo nas mãos do treinador. Claro que quero jogar e vou fazer por merecer, mostrando todos os dias no campo e no treino.
"A torcida do Atlético invadiu minhas redes sociais. Isso mostra que eles estão junto comigo, estão colocando todas as fichas no meu futebol. Espero responder à altura" - Guilherme Arana.

Passagem no futebol europeu

Outro tema recorrente na coletiva de Guilherme Arana foi a passagem pelo futebol europeu. No fim de 2017, após ser campeão brasileiro pela segunda vez com o Corinthians, o jovem lateral foi vendido ao Sevilla, da Espanha. Por lá, apesar de ter feito bons jogos, não se firmou. 
Na Europa as coisas são um pouco diferentes, porque você não tem sequência. Às vezes você joga um jogo, no outro você está na arquibancada assistindo. Isso é difícil, jogador precisa de sequência. (...)

Chego no Sevilla em janeiro (de 2018), na época que o pessoal está voando. Até você se adaptar é um pouco difícil. Lá, fazendo uma análise, acho que fui bem em todos os jogos que joguei. Fiz um gol no Barcelona e, no outro jogo, não estava nem no banco. São coisas que não entendia, mas é uma cultura, eu respeito. Nunca deixei de trabalhar, nunca deixei de ser profissional dentro do clube. Para dar rodagem ao jogador, o Sevilla optou por emprestá-lo ao Atalanta-ITA. Por lá, Arana jogou pouquíssimo. Mas o motivo é compreensível: o concorrente direto estava voando.

No Atalanta não tem o que falar, o lateral que está lá, está fazendo gols todos os jogos. Eu queria jogar, mas eu entendo. O cara estava numa época que a bola batia nele, ia pro gol, não tinha jeito. Eu dei uma entrevista, elogiei ele, falei que queria ter mais oportunidades, mas compreendia. Aí o treinador pegou uma birra. Foi aí que eu parei de jogar. Mas foi uma experiência muito grande, cresci muito dentro e fora de campo, apesar de ter pouca idade.

Essa passagem na Europa, por mais que eu não tenha desfrutado e jogado como as pessoas esperavam, aprendi bastante. Posso falar que estou mais maduro. 
Por fim, Guilherme Arana disse os motivos da sua não adaptação ao futebol europeu. O jogador diz respeitar a cultura, mas ficou triste por não ter uma sequência, principalmente no Sevilla! #gegalo

Empréstimo e, depois, compra

Antes de a entrevista do lateral começar, Rui Costa explicou como foi feito o contrato com Guilherme Arana. Ele assinou por empréstimo até junho de 2021 e, se render o esperado até lá, será comprado definitivamente pelo Galo, assinando até 2024, totalizando cinco anos. 
O Arana vem para um contrato inicialmente de empréstimo, mas que em seguida vai ter uma possibilidade de compra futura.

Tenho certeza que é um contrato longo, um contrato até 2024. Ele vai poder desfilar seu talento aqui, e o Atlético vai ter condições de ter um grande jogador, um grande ativo, e ele ser pleno no nosso clube. O contrato no primeiro momento tem uma formatação de empréstimo, mas em seguida se transforma em uma compra em função da performance dele - disse o diretor.

Por Diego Domingues e Guilherme Frossard — Belo Horizonte
Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis