Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Rede pública passa a oferecer importante vacina para os adolescentes

Highslide JS

Já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Pará de Minas a vacina conjugada contra a meningite, que reúne os tipos A, C, W e Y, para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. ´

O imunizante, que até então era oferecido só na rede privada, foi introduzido no Calendário Básico de Vacinação e chega gratuitamente na rede pública de saúde.

Ele se junta às outras vacinas que protegem contra vários agentes causadores da doença, como, BCG, Tríplice Viral e Pentavalente. O público-alvo da imunização foi determinado conforme o risco de desenvolvimento da meningite.

Érica Regina da Silva, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, convida os adolescentes a comparecer nas unidades e garantir a aplicação da dose.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas meninges, e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Os sintomas podem surgir de forma repentina e se manifestam por febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos.

A incidência costuma ser mais alta entre crianças menores de um ano, com segundo pico, em adolescentes e adultos jovens. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% dos adolescentes entre 11 e 12 anos no país, o que corresponde a mais de 5 milhões de pessoas. Em Minas, esse público equivale a mais de 685 mil adolescentes. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis