Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

O dia é do meio ambiente e o EcoPonto faz ação especial na Feirinha de Hortifrutis

Highslide JS

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo chamar atenção da sociedade para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Mesmo com a pandemia do coronavírus, os cuidados com o meio ambiente não podem ficar em segundo plano.

Dentre os principais problemas, destacam-se o desmatamento, o desperdício de água, uso de combustíveis fósseis, esgotamento do solo e o descarte inadequado de lixo. Esse último, inclusive, foi alvo hoje de uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio na Feira de Hortifrutigranjeiros.

A pasta aproveitou o espaço da feirinha e a parceria com o projeto EcoPonto para recolher diferentes tipos de lixo e conscientizar a população sobre o tema. Mas o Dia Mundial do Meio Ambiental também está servindo de referência para outra ação importante. Pará de Minas vai ganhar em breve uma lei ambiental que está sendo formatada em parceria com a Câmara Municipal.

Já houve uma reunião entre representantes da prefeitura e dos vereadores. O encontro, encabeçado pelo biólogo José Hermano Franco, que responde pela Gerência de Meio Ambiente do município, explanou as diretrizes do projeto de lei. A proposta dele é de definições bem claras sobre licenciamento ambiental, modelo de fiscalização e as diretrizes sobre a atuação do município no que diz aos crimes ambientais.

A Câmara está gostando da iniciativa, segundo atestou o vereador Nilton Reis, que faz parte da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo:

Este 5 de junho também está sendo de comemoração para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas – Ascamp. A entidade já não corre risco de ter que deixar a sede que ocupa no final da Rua Nova Serrana.

O imóvel, que pertence à prefeitura, foi cedido por mais cinco anos para a entidade. Ele tem quase 3.000 m² e funciona como base dos catadores, recebendo e distribuindo os recicláveis. A presidente da Ascamp, Maria da Glória Jacob, ficou aliviada com a aprovação do projeto de lei:

O único material reciclável que a Ascamp não está recolhendo em Pará de Minas atualmente é o isopor. Como ele não dá peso, apenas volume, e não pode ser prensado, a entidade não tem encontrado compradores interessados.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Site Pixabay







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis