Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Os desafios do ano letivo: educadores avaliam o momento delicado

Highslide JS

Governadores e prefeitos continuam cautelosos em relação à reabertura das escolas, sobretudo neste momento em que os casos da covid-19 continuam aumentando em todo o país. 

Grande parte das autoridades da área pede calma à população, entendendo que o momento muito é delicado, já que o retorno dos alunos à sala de aula poderia significar a explosão do número de contágios do novo coronavírus. 

Em Pará de Minas, as escolas da rede privada seguem com as aulas em plataformas on-line, enquanto estabelecimentos de ensino público também se esforçam para manter os estudantes focados nas transmissões de aulas em vídeo, seja pela internet ou pela TV. 

Nas escolas, ainda fechadas, a movimentação é pequena, poucos profissionais têm comparecido ao local para atividades ligadas à manutenção dos prédios e serviços administrativos. 

Na Escola Estadual Governador Valadares, a diretora Telma Morato conta que o momento é de apreensão mas também de aprendizagem. Sem as aulas presenciais, tanto os profissionais da educação quanto os estudantes têm se esforçado na adaptação à nova realidade.

Perguntada sobre a expectativa para o reinício das aulas, Telma declarou que ainda não há um posicionamento do Governo de Minas, mas se mantém esperançosa de que aconteça o quanto antes. 

Em relação ao ano letivo, que para muitas pessoas deveria ser cancelado devido à grande perda desde o início da pandemia, Telma tem outra visão. Na visão dela, o ano letivo é diferente do ano calendário e por causa disso não precisa ser obrigatoriamente encerrado em dezembro:

Embora ainda não tenham divulgado a data para o retorno dos estudantes às salas de aula, os governos estaduais já pensar em como será feita a reabertura dos estabelecimentos de ensino.

Alguns estados apontam para a necessidade de redução do número de alunos nas salas de aula, para que haja um distanciamento de segurança. Em São Paulo, por exemplo, a expectativa é que os estabelecimentos funcionem com apenas 20% da capacidade. 

Também há estados que preparam um processo de consulta pública, para que a população possa participar das decisões, apontando modelos a serem adotados para o reinício das aulas de forma segura.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis