Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialistas recomendam uso de máscara até durante as atividades físicas

Highslide JS

Com a pandemia da covid-19 a população precisou aprender que as máscaras funcionam como uma barreira à contaminação pelo novo coronavírus. Mas apesar de serem de uso obrigatório para a entrada em estabelecimentos comerciais e públicos, existem dúvidas sobre a possibilidade de causarem danos à saúde. Estamos falando das pessoas que estão frequentando academias e outros espaços esportivos. 

Tem sido muito comum as pessoas irem até a academia usando a máscara, mas retirando a proteção na primeira oportunidade. Há quem defenda este comportamento pelo medo de passar mal por estar com a respiração dificultada durante os exercícios. Esta preocupação também é apontada por alguns professores de educação física que reconhecem que o equipamento funciona como barreira de proteção ao novo coronavírus, mas, acaba tornando a respiração mais ofegante e cansativa.

Pelo que sabe até o momento, não existem evidências científicas de que o uso da máscara na execução de atividade aeróbica cause algum dano à saúde das pessoas. De acordo com a Associação dos Professores de Educação Física, o que pode acontecer é um incômodo, por haver resistência na hora de inspirar e expirar.

Uma das questões bastante discutidas em relação ao tema é quanto ao excesso de gás carbônico na respiração, já que o fluxo dos gases é dificultado pela máscara. Mas especialistas apontam que mesmo nos exercícios aeróbicos, de maior intensidade, a máscara não implica no aumento de gás carbônico na respiração. E a explicação é simples.

É que o ar que a gente inspira, mesmo sem máscara, tem 21% de oxigênio e quase todo o restante é nitrogênio. O percentual de gás carbônico é muito pequeno, e fica diluído na quantidade de ar disponível pra a respiração. Portanto, na hora de realizar alguma atividade física fora de casa, junto com a roupa adequada, o calçado e sua garrafinha d’água individual, não se esqueça da máscara. Apesar do pequeno desconforto, ela continua como a grande aliada para que você possa fazer suas atividades com segurança neste período de pandemia. 

Foto: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis