Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Proprietários rurais que usam água do Ribeirão Paciência precisam fazer cadastramento urgente

Highslide JS

Está chegando ao fim a primeira etapa do levantamento sobre os usuários da água da sub-bacia do Ribeirão Paciência, em vista de uma outorga coletiva que será realizada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). 

A iniciativa partiu do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH-Pará), através de sua Câmara Técnica de Outorga e Cobrança, após constatar em 2009 que a sub-bacia do Paciência teria se tornado uma área de conflito.

Isso quer dizer que existe uma grande demanda para o uso do recurso hídrico superficial do ribeirão, enquanto a disponibilidade para os usuários interessados é bem menor que o necessário.

A partir daí, foi iniciado um processo de reconhecimento dos proprietários de imóveis e dos empreendimentos que fazem o uso dessa água.  Alguns chegaram a participar do processo no início do ano, mas aí veio a pandemia e o trabalho foi suspenso.

Agora, já estruturados para trabalhar de forma remota, os organizadores retomaram o cadastramento.  O anúncio foi feito pelo engenheiro agrônomo José Jorge Pereira, servidor do Igam.

Ele chama atenção para a importância de todos serem identificados para que a outorga possa contemplar a necessidade individual de forma responsável e igualitária. 

Aqueles que não participarem da outorga coletiva poderão ficar sem água no futuro e quem vai fazer a fiscalização sobre o uso do recurso hídrico serão os próprios usuários: 
 

Importante lembrar que o cadastramento deverá ser feito até o dia 16 de outubro, pela plataforma Sympla, bastando acessar sympla.com.br e utilizar a barra de buscas para pesquisar pelo evento: “Chamamento aos usuários de recursos hídricos da bacia do ribeirão Paciência”. 

Depois disso, no dia 21 de outubro, haverá uma reunião virtual para a formação do comitê e o esclarecimento sobre o processo de outorga coletiva. Todos os cadastrados receberão o link com o convite para participar deste encontro on-line. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis