Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Elevado número de abstenções e redação sobre saúde mental marcaram o primeiro dia do Enem

Highslide JS

Ainda não se tem números oficiais de Pará de Minas, mas tudo indica que o município seguiu a tendência nacional de ontem e teve um índice de abstenção no Enem de 50%. E foi justamente a ausência de tantos candidatos que possibilitou o cumprimento do protocolo de distanciamento social.

A abstenção se deu pelo desânimo dos candidatos de enfrentar uma maratona de provas depois de um ano letivo cheio de desafios. A grande maioria dos alunos da rede pública se sentiu em desvantagem, mas também pesou na decisão dos ausentes o medo de contrair covid-19.

Ontem os participantes fizeram as provas objetivas e de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, além da prova de redação. Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, temas sobre saúde estavam no radar dos professores de cursinhos preparatórios do Enem e os candidatos tiveram que escrever sobre “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

A avaliação dos professores é que o alerta do tema foi exatamente a palavra estigma, porque é interessante pensar em como as pessoas enxergam os portadores de doenças mentais. E sobre como o governo, as empresas, as famílias e a escola tratam o tema.

Quanto ao grau de dificuldade das provas, muitos dos candidatos que já tinham feito provas em anos anteriores disseram que agora o exame estava mais fácil. O Enem vai continuar no próximo domingo com provas de ciências da natureza e ciências exatas.

Foto: Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis