Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Receita Federal investe no contribuinte em favor das doações que podem ser feitas com o Imposto de Renda

Highslide JS

A Receita Federal iniciou uma campanha nacional para conscientizar os contribuintes que farão a declaração do Imposto de Renda para ajudar entidades de assistência às crianças, adolescentes e idosos.

A ação tem como objetivo orientar as pessoas que vão acertar as contas com o Fisco sobre a opção de destinar parte do imposto devido para fundos de amparo a esses públicos. O mecanismo de doação já existe há alguns anos, mas o índice de ajuda é pequeno.

Falando ao Jornal da Manhã, o responsável pela agência da Receita Federal em Pará de Minas, Luciano Duarte Mendonça, informou que a destinação é de até 3% do imposto devido e o contribuinte pode escolher a organização a ser beneficiada, podendo acolher fundos da própria cidade.

A destinação não é uma despesa a mais do contribuinte, como muitos podem pensar, é apenas o repasse de parte do valor que será pago ao governo para alguma instituição social.

O agente da Receita Federal acredita que os contadores já estão cientes desse mecanismo, mas caso as pessoas tenham dúvidas, elas também podem recorrer aos canais do Fisco na internet. 

Com relação à entrega das declarações, ainda não há um balanço sobre o número de contribuintes que já se acertaram com o Leão, mas em nível nacional, mais de um milhão e cem mil pessoas já fizeram a declaração do Imposto de Renda. 
O prazo foi aberto em 1° de março e vai até 30 de abril, quando a Receita Federal espera receber 32 milhões de declarações. 

Todos os anos, o Fisco implanta novidades para tornar o procedimento o mais completo possível  e uma das mudanças deste ano tem gerado dúvidas entre os contribuintes. Trata-se do ponto que aborda beneficiários do auxílio emergencial. Sobre o assunto, Luciano Mendonça garante que os contribuintes que receberam os recursos indevidamente terão de fazer a devolução.

Para tirar mais dúvidas sobre o Imposto de Renda, o cidadão pode procurar algum profissional de contabilidade de sua confiança ou acessar o site gov.br/receitafederal. Vale lembrar que o atendimento presencial na agência de Pará de Minas está suspenso em função da pandemia de covid-19.

Fotos: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM e Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis