Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Hipertensão arterial: o dia é de alerta para a prevenção

Highslide JS

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é lembrado hoje.

A data é dedicada à conscientização sobre a prevenção da doença, que já atinge 35% da população brasileira, além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e até 60% dos casos de ataque cardíaco no país. 

Em Pará de Minas os profissionais da saúde estão mobilizados em ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), repassando informações importantes sobre prevenção e também quanto ao tratamento adequado para pessoas hipertensas. 

E este trabalho se faz necessário devido à seriedade da doença, que é muito presente na sociedade e pouco comentada.

O médico Lucas Freitas adverte que a hipertensão é uma enfermidade silenciosa, por causa disso as pessoas precisam dar mais atenção a ela: 

A adoção de hábitos saudáveis pode garantir à pessoa hipertensa uma vida mais tranquila, evitando que a doença desencadeie problemas em outros órgãos vitais. 

O médico Lucas Freitas lembra que neste período de pandemia os hipertensos devem redobrar os cuidados, pois esta condição potencializa os sintomas da covid podendo levar o paciente a quadros críticos. 

Uma orientação importante para quem vive com a hipertensão é o uso adequado e sem interrupções dos medicamentos. A farmacêutica Janaína Rodrigues confirma que este comportamento, aliado aos hábitos saudáveis, pode garantir ao hipertenso uma  vida normal e plena.

Quanto à atividade física, nós conversamos com o preparador Washington Ferreira, que destacou a importância de exercícios que podem ser bem simples, a partir de pequenas mudanças nos afazeres do dia a dia. 

Mas antes de iniciar qualquer atividade física mais intensa é necessário buscar orientação médica. O profissional da saúde é quem tem as condições técnicas necessárias para avaliar e prescrever os exercícios adequados e a frequência para cada situação. 

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis