Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura interdita demolição de casarão antigo no centro da cidade, mas não sobrou quase nada do imóvel

Highslide JS

A Prefeitura de Pará de Minas confirmou a interdição da demolição do casarão histórico da rua Francisco Sales, nº 114, no  centro da cidade. O imóvel, que fica em frente ao Edifício Serra das Piteiras, é marcado pela bela arquitetura colonial mineira e as cores azul e branca, com apelo emocional nostálgico do interior do Estado. 

Mas desde o início da semana passada muita gente notou o desmonte do casarão, que começou a ser demolido de dentro para fora, manualmente, sobrando apenas a fachada, já sem janelas e portas. 

O cenário de desolação chamou atenção, sobretudo pela localização do imóvel que fica no chamado Circuito Cultural, junto de outros prédios históricos, como a Casa da Cultura e a Escola Torquato de Almeida. 

Diante disso o secretário de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Gonçalves, tomou a decisão de determinar a suspensão da demolição e entregou o caso ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. 

Segundo fontes, o empresário que comprou o imóvel pretende construir uma grande loja no local, aproveitando toda a extensão do lote, que fica numa posição privilegiada da região central. Mas, segundo Dimitri, ainda não há projeto nesse sentido em tramitação na prefeitura. 

O casarão não é um imóvel tombado, mas casos assim precisam ser levados à Secretaria de Cultura, para que os técnicos responsáveis pelo patrimônio histórico façam os estudos necessários. 

No entanto, apesar da intenção do município em preservar um bem histórico, a população lamenta o atraso na intervenção. Do bonito casarão sobrou apenas a fachada. 

Fotos: Eduardo Franco/Rádio Santa Cruz FM e Google Maps




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis