Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Baixo nível dos reservatórios pode implicar no aumento da conta de luz

Highslide JS

Os baixos níveis dos reservatórios da região Sudeste do país devem refletir de imediato no aumento do preço da energia para os consumidores. 

E o problema não é só esse. A falta de chuvas também deve gerar prejuízos no abastecimento para setores de agricultura, pecuária e piscicultura no entorno das represas. 

Bem, quanto ao desabastecimento de energia elétrica o Governo de Minas já garantiu que isso não deve acontecer e que não serão adotadas medidas de racionamento rígidos, com as que aconteceram no passado. 

Mas isso não quer dizer que o poder público ficará de braços cruzados. A expectativa é que seja elaborado um plano de enfrentamento à situação, envolvendo diversos setores da administração pública e empresas como a Cemig e a Copasa.

O JM foi atrás da Cemig para saber como está a situação dos reservatórios mais próximos de Pará de Minas. De acordo com Ivan Carneiro, gerente de Planejamento Energético da companhia, felizmente a usina de Três Marias está com 64% do volume útil. 

Já o mesmo não acontece com os reservatórios de Nova Ponte, no rio Araguari que está com apenas 16% da capacidade, e Emborcação, no rio Paranaíba, com pouco mais de 22%.

Diante deste quadro, Ivan defende a necessidade de equacionamento do uso múltiplo da água dos reservatórios, sobretudo dos que já estão em situação crítica. 

Segundo Ivan Carneiro, felizmente o Brasil conta com um sistema interligado de distribuição de energia, o que garante a inexistência de desabastecimentos regionais, salvo em situações específicas. 

O gerente da Cemig explicou um pouco mais sobre o funcionamento do sistema de distribuição de energia.

Vale lembrar que o sistema interligado é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, que é a entidade responsável por avaliar todo o cenário e apontar se haverá ou não necessidade de medidas de racionamento. 

Enquanto isso, vale o alerta para o uso responsável de água e energia elétrica, sem desperdícios. Assim é possível colaborar com o quadro crítico dos reservatórios e garantir uma conta menor no final do mês. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis