Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Votação apertada derruba o projeto do nepotismo: discussões na Câmara foram acirradas

Highslide JS

Por 9 votos a 8 o projeto de lei da vereadora Irene Melo Franco, propondo o fim do nepotismo cruzado em Pará de Minas foi derrubado ontem à noite, durante a reunião da Câmara Municipal.

O texto propunha a extinção de nomeações ou designações entre órgãos ou entidades da administração pública. É uma política que costuma ser utilizada para nomeações de parentes de vereadores nas prefeituras ou profissionais próximos aos prefeitos sendo nomeados nas câmaras.

Houve empate de 8 a 8 e o voto minerva ficou com o presidente da Casa, Toninho Gladstone, que manifestou contrariamente. 

Os vereadores que votaram favoráveis ao projeto foram: Irene Melo Franco, Luiz Lima, Rodrigo Menezes, Roni Barbosa, Juninho JR, Márcia Marzagão, Clebinho do Lava a Jato e Léo do Depósito.

Já os contrários foram Carlos Lázaro, Dilé Rodrigues, Márcio Lara, Marcílio Souza, Nilton Reis, Renato Almeida, Ricardo Rocha e Serginho do JK. 

Ao final da votação, a vereadora Irene Melo Franco lamentou o placar, dizendo que o projeto não tinha cunho pessoal. O embasamento da proposta era apenas o da transparência e devolver a credibilidade do poder público:

Também na sessão de ontem foram aprovados outros projetos, entre eles o que  regulamenta o transporte remunerado privado individual em Pará de Minas, por sistema de aplicativo, um outro cria atendimento humanizado e o Comitê Municipal de Gestão do Atendimento à Mulher vítima de violência. 

Um projeto também voltado para o público feminino, criou o Fundo Municipal de Garantia dos Direitos das Mulheres. Outro assunto que dominou parte da reunião, que durou cinco horas, foi a apresentação de um relatório detalhado das ações da saúde pública de Pará de Minas nos últimos meses. Os dados foram mostrados pelo secretário Wagner Magesty, que estava acompanhado de duas assessoras.

O relatório mostrou que no primeiro quadrimestre deste ano a prefeitura recebeu do governo, em números redondos, R$70 milhões para serem investidos no setor. Esse valor é 10% maior que o mesmo período de 2020 e os investimentos foram citados em detalhes.

Mas a Secretaria de Saúde também chamou atenção para um fato que exige reflexão e políticas públicas voltadas para a nova realidade populacional de Pará de Minas, que passou a ser constituída da seguinte forma: 18% são crianças e adolescentes, 7% são jovens, 60% adultos e 15% idosos. Numericamente falando, o município tem 94.808 moradores.

Fotos: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM e Reprodução/Câmara







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis