Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Diretores de presídios são alvos de operação contra peculato e corrupção em MG

Highslide JS

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que envolve as polícias Federal, Militar e Civil, deflagrou nesta terça-feira (22) a operação “Catira” que visa combater a corrupção no sistema penitenciário de Minas. São investigados diretores de presídios, detentos e familiares destes pelos crimes de peculato e corrupção passiva e ativa. 

São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar de afastamento de sete investigados, sendo cinco servidores públicos alvos da operação. Eles ocupam cargos de direção no sistema prisional, sendo um diretor regional, um superintendente e diretores de presídios do Estado. 

As  investigações apontam que os suspeitos teriam usado a estrutura de uma oficina mecânica de um presídio da região metropolitana de Belo Horizonte e a mão de obra de presos que recebiam benefícios indevidos para realizar manutenção em veículos particulares. 

"É apurada ainda a conduta de um dos detentos investigados, alvo de uma Operação Policial da Polícia Federal e condenado a cerca de 36 anos de prisão, pelos crimes de estupro de vulnerável e pornografia infantil.

Tal detento teria sido favorecido, por um dos policiais penais que ocupam cargo de direção, com o acesso à internet e a diversos itens/dispositivos eletrônicos não permitidos em ambiente prisional, após ter sido designado para trabalhar no setor de tecnologia, mecânica e eletrônica da unidade prisional.

Ainda pesa contra esse detento a suspeita de que teria pago/entregue vantagens indevidas (como equipamentos eletrônicos e serviços relacionados a informática) a servidores públicos do sistema prisional", informou a PF. 

Os autos tramitam em segredo de Justiça. O termo “catira”, nome da operação se refere as trocas de mão de obras de presos e outras vantagens ilícitas, visando obtenção de benefícios indevidos. Mais informações sobre a operação serão repassadas à imprensa nesta manhã.

Por: Jornal O Tempo
Foto: Divulgação/Polícia Federal 






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis