O congresso nacional está debatendo a medida provisória do governo federal que altera as regras de pesagem para veículos de cargas nas rodovias. Ela começou a vigorar no mês passado, aumentando a tolerância de pesagem de 10% para 12% para veículos com carga maior que 50 toneladas. Abaixo deste peso está permitido ultrapassar o limite de 5%.
O governo justifica a medida como uma forma de não penalizar os caminhoneiros que muitas vezes não têm culpa do excesso de carga. Mas a ampliação do limite pode trazer sérias consequências para as estradas no país.
O alerta vem do presidente da Associação Brasileira dos Concessionários de Rodovias, Marco Aurélio Barcelos, que falou ao Jornal da Manhã:
A medida já está em vigor, mas ainda precisa ser aprovada pelo congresso nacional para se tornar efetiva.
Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$191,54 para cada mil quilos acima do peso permitido, além de penalizar o motorista com uma infração grave.
O veículo flagrado com peso acima do limite também fica retido e só pode ser liberado após a retirada da carga excedente.
Foto: Divulgação/Romeu Zema