Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Geadas acabam com as lavouras de café e o preço do produto no varejo pode disparar

Highslide JS

Após a forte geada na última semana, que causou estragos nas lavouras de Minas Gerais, os produtores estão preocupadíssimos com essa previsão da meteorologia que vocês acabaram de divulgar. Para cerca de 541 municípios mineiros a perspectiva é de temperaturas baixíssimas e essas geadas drásticas fogem do comportamento habitual, aumentando o tamanho dos estragos nas lavouras.

Já houve até uma reunião de emergência convocada pela secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Ana Maria Valentini já está buscando medidas de apoio para os produtores de café que tiveram as lavouras afetadas e que poderão sofrer maiores consequências a partir de hoje.

A secretária já levou o assunto ao Ministério da Agricultura informando que Minas Gerais vai fazer um levantamento da situação de cada lavoura atingida. Na semana passada, alguns perderam 100% da plantação e vão precisar de ajuda.

O governo de Minas também está fazendo alertas sobre algumas medidas preventivas que podem ser adotadas nas novas geadas, mas já se sabe que elas são de difícil execução e têm efetividade limitada. 

É algo muito trabalhoso e de pouco resultado. Para propriedades de pequeno porte, talvez funcionem, mas naquelas de grande porte é discutível porque cada planta precisará ser coberta por uma sacolinha, além de outras medidas. E o consumidor também pode preparar o bolso porque com menos produto no mercado o preço vai subir. E aí.... adeus aquele cafezinho quente a toda hora.

Foto: pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis