Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Disparada dos materiais de construção leva empreiteiras a desistir das obras

Highslide JS

A disparada dos materiais de construção está assustando tanto os empreiteiros que alguns ameaçam paralisar obras em Pará de Minas.

Quem trouxe a informação ao JM foi o secretário municipal de Obras, José Cornélio de Oliveira. Ele está acompanhando a preocupação dos empresários em relação aos aumentos sucessivos nos preços dos insumos.

Segundo o secretário, as reclamações são várias e refletem bem a instabilidade do mercado. 
Ele citou como exemplo as ferragens que já registram alta tão expressiva ao ponto de interferir na condição das empreiteiras levarem seus projetos adiante:

José Cornélio vem conversando com os empresários a fim de encontrar uma maneira de manter o cronograma das obras, mas nem sempre é possível um acordo que garanta a continuidade dos trabalhos. 
É o caso da empresa responsável por um telhado na comunidade de Tavares, onde os diretores já procuraram a prefeitura para tentar um acordo.

Admitindo não ter condições de concluir o projeto, nem mesmo a preço de custo devido ao aumento sensível dos preços das ferragens, a empresa propõe a entrega da obra inacabada, para que seja novamente licitada. Dessa forma seria dada oportunidade para que outra empreiteira continuasse o serviço. As discussões ainda estão em andamento. 

Entre os motivos para o aumento de preços na construção civil aparece a exportação. O mercado externo tem sido valorizado nos últimos meses já que grande parte dos materiais, como minério de ferro, sucata e carvão, é cotada em dólar. O reflexo no bolso dos brasileiros é imediato, uma vez que a moeda americana segue em alta com relação ao real.

A luz no fim do túnel aparece com o Índice Nacional de Custo da Construção, que acaba de ser medido pela Fundação Getúlio Vargas. 
O índice apontou uma inflação de 1,24% agora em julho, percentual inferior ao apurado em junho, que foi de 2,3%. De um mês para o outro houve queda nas taxas de inflação dos materiais, serviços e mão de obra. O resultado tem sido comemorado pelos empreiteiros.

Foto Ilustrativa: 
MichaelGaida/pixabay.com e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis