Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alerta aos aposentados: empréstimos longos não compensam

Highslide JS

Agências bancárias e empresas especializadas na concessão de crédito consignado estão reforçando a abordagem junto aos servidores públicos e aposentados com novas condições de empréstimo.

A grande novidade é a possibilidade de negociar prazo de até 120 dias para começar a pagar, além de poder comprometer até 35% da renda mensal com o pagamento das parcelas. Também houve aumento do prazo de financiamento que, no caso dos aposentados, agora pode chegar a 84 meses.

Parece tentador, sobretudo para quem está precisando de dinheiro rápido, mas antes de aceitar as condições do empréstimo é necessário refletir bastante para tomar a decisão correta. 

O economista Eduardo Almeida Leite faz uma reflexão importante sobre o assunto. Ele defende a liberdade de escolha do contratante, mas alerta para o risco dos financiamentos muito longos. 

Ele aconselha os aposentados a fazerem financiamentos mais curtos e que possibilitem taxas de juros mais em conta. 
Falando em juros, o assunto tem preocupado muita gente diante da tendência de alta das taxas sem estabilização em curto prazo. Segundo Eduardo, a elevação dos juros tem funcionado como uma tentativa de controle da inflação no país.

A Taxa Selic, que é a taxa básica para a cobrança de juros no país, está 5,25% ao ano. O índice foi definido no último dia 4 de agosto pelo Conselho Monetário Nacional (Copom), que decidiu subir a taxa 4,25% para 5,25%, a quarta alta consecutiva.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis