Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Nova etapa de vacinação anti-covid em Pará de Minas: foco agora é no reforço dos idosos e na primeira dose dos adolescentes

Highslide JS

Pará de Minas inicia hoje nova etapa na vacinação contra a covid-19. Depois de concluir a imunização da população adulta, equipes da Secretaria Municipal de Saúde agora estão mobilizadas no reforço dos idosos com 80 anos ou mais e na primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades.

O cronograma de vacinação desses públicos foi aberto às 8 horas, com a dose de reforço para os idosos a partir de 90 anos. Também chamada de terceira dose, essa aplicação extra se faz necessária para aumentar a resposta imunológica do organismo ao vírus, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

Três pontos de vacinação estão abertos, com destaque para a modalidade drive thru, que estará disponível no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) até às 18h, e no Automóvel Clube, até às 14h. Já na UBS Nossa Senhora da Piedade, a antiga Policlínica, as vacinas serão aplicadas até às 18h. 

A enfermeira e Referência Técnica da Secretaria de Saúde, Ana Clara Meytre, explica as condições de imunização dos idosos e pede que eles ou seus filhos e cuidadores se atentem ao cartão de vacina.

A aplicação da dose de reforço seguirá na próxima semana. Na segunda-feira, dia 27, serão vacinados os idosos de 85 a 89 anos ou mais. Estarão à disposição os mesmos pontos e horários de vacinação de hoje. 

Na terça-feira, dia 28, será a vez dos idosos de 80 a 84 anos ou mais. Por se tratar de um público com maior número de pessoas, a Secretaria de Saúde disponibilizará quatro pontos de vacinação. Atendendo via drive thru estarão AME, Automóvel Clube e UBS Recanto da Lagoa, além do funcionamento da UBS Nossa Senhora da Piedade.

Para os idosos com 80 anos ou mais que residem nas comunidades rurais, a aplicação da dose de reforço acontecerá na quarta-feira, dia 29. Serão três pontos de vacinação: UBS Torneiros e nos postos de saúde de Tavares e Ascensão. O horário de funcionamento será de 9h as 12h. A Secretaria de Saúde também divulgou como será a vacinação dos idosos acamados. Ana Clara Meytre traz os detalhes.

Outra novidade desta nova etapa da campanha é a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos. Inicialmente, serão imunizados aqueles que têm comorbidades, deficiência permanente e também as gestantes e puérperas. 
A aplicação da primeira dose está marcada para a próxima quarta-feira, dia 29, na antiga Policlínica e no AME, de 8h as 18h. Ana Clara Meytre explica quais os documentos esse público deverá apresentar.

A nota informativa mencionada por Ana Clara está disponível na página da Prefeitura na internet, no endereço: parademinas.mg.gov.br. 
Vale lembrar que termina hoje o prazo de cadastro para vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades. O procedimento é necessário para que a Secretaria de Saúde tenha um indicativo da quantidade de pessoas que receberão o imunizante.

Quem ainda não fez, pode acessar o cadastro no site ou no aplicativo oficial da Prefeitura. 
Até o momento, segundo o vacinômetro de Pará de Minas, 65.944 pessoas já receberam a primeira dose de alguma das vacinas ofertadas, enquanto 31.866 pessoas completaram o esquema vacinal. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis