Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Novembro Azul: alerta para a prevenção do câncer de próstata é maior por causa da pandemia

Highslide JS

No mês dedicado à conscientização e aos debates sobre o câncer de próstata, através da campanha Novembro Azul, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgou um levantamento realizado a partir de dados do Ministério da Saúde sobre o impacto da pandemia no diagnóstico e tratamento da doença no país.

O resultado mostrou que houve uma redução de mais de 21% no número de cirurgias de retirada da próstata por câncer, devido à pandemia. Além disso, a coleta de PSA e de biópsia, que junto com o exame de toque retal diagnosticam a doença, tiveram quedas de 27% e 21%, respectivamente. 

O número de consultas urológicas no SUS também apresentou queda superior a 33%. Outro indicador que diminuiu na pandemia foi o de internações de pacientes com o diagnóstico da doença – caiu 15,7%.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para este ano, por exemplo, são esperados 65 mil novos casos. 

Foto Ilustrativa: mmi9/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis