Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Teste do pezinho vai detectar seis novas doenças a partir de 2022

Highslide JS

A partir de 25 de janeiro, o teste do pezinho em Minas Gerais rastreará mais seis doenças. A novidade foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde e faz parte de um projeto de inclusão de novas enfermidades no programa Estadual de Triagem Neonatal.

As novas doenças a serem detectadas na análise laboratorial são a toxoplasmose congênita e cinco distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos. Atualmente, o teste já rastreia seis doenças, portanto, a partir da inclusão, terá capacidade para detectar 12 tipos de problemas na saúde do recém-nascido. 

O projeto de ampliação do teste do pezinho terá cinco fases de inclusão. Segundo a Secretaria de Saúde, no decorrer dos próximos dois anos, mais enfermidades serão incluídas, e a expectativa é que alcance 33 no total. 

Para isso, o estado destinará R$ 13 milhões ao programa. Ainda de acordo com a pasta, o objetivo da ampliação é reforçar as políticas para cuidados de doenças raras, garantindo um tratamento dentro do prazo necessário para evitar sequelas graves e até mesmo a morte. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis